Publicidade

Estado de Minas TRABALHO

Sindicatos não poderão descontar taxas sem autorização

Isso é o que prevê um projeto de lei da Câmara Federal


postado em 25/09/2018 14:44 / atualizado em 25/09/2018 14:48

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)

Após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista em novembro do ano passado, um dos pontos que mais geraram discussão foi o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Agora, uma proposta em análise na Câmara dos Deputados (PL 9845/18), do deputado federal Alfredo Nascimento (PR-AM), obriga os sindicatos a devolver, em dobro, qualquer valor descontado sem autorização nos salários, aposentadorias ou rendimentos de seus filiados.

A medida insere um novo artigo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, ou Decreto-Lei nº 5.452 de 1943).

"Com isso, garante-se a plena liberdade ao trabalhador brasileiro, que somente contribuirá financeiramente com o seu sindicato, se reputar que este atua, de fato, na defesa dos seus interesses", justificou o autor do projeto.

Hoje, o desconto da contribuição sindical depende de autorização prévia e expressa dos filiados (Lei nº 13.467 de 2017).

Tramitação

A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada sem ressalvas, poderá seguir diretamente para avaliação do Senado.

(com Agência Câmara Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade