Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Candidatos do Enem 2018 devem estar atentos ao horário de Verão

A dica é acostumar ao novo horário uma semana antes do exame


postado em 16/10/2018 16:44 / atualizado em 16/10/2018 16:55

(foto: USP Imagens/Divulgação)
(foto: USP Imagens/Divulgação)

Com a confirmação de que o horário de Verão começará no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 – 4 de novembro –, a recomendação é que os estudantes entrem no novo ritmo, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes do teste, para não serem prejudicados na hora de fazer a prova.

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de Linguagem, Ciências Humanas e Redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de Ciências da Natureza e Matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

"No primeiro dia de prova, a carga de leitura é muito grande e tem a prova de redação. Já tem elemento de estresse natural. Vai valer a pena tentar forçar um pouco o horário biológico alguns dias antes", diz o professor Marcelo Freire, do Colégio Único, em entrevista à Agência Brasil. "Se o estudante dormir mais cedo ao longo da semana, no sábado não vai ter problema com isso. Não adianta fazer isso na véspera, junto com o nervosismo, que é normal, não vai funcionar", completa.

A dica, segundo Freire, pode ser adotada por estudantes de todos os estados, independente de adotarem o horário de Verão ou não. Isso porque a aplicação do Enem segue o horário de Brasília (DF), que adota a alteração na hora.

Em nota enviada à imprensa, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão "redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido". O MEC diz ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

O exame seleciona os estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fechamento dos portões

Nos seguintes locais, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário local: Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo.

Nos seguintes estados, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário local: Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Sergipe; Tocantins.

Nos seguintes estados, os portões abrem às 10h e fecham às 11h, no horário local: Amazonas; Rondônia; Roraima.

No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade