Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Em um ano, Brasil deixou de emitir 1,28 bilhão de toneladas de CO2

Dado diz respeito às emissões ligadas às áreas florestais


postado em 11/12/2018 09:45 / atualizado em 11/12/2018 09:47

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

O Brasil atingiu este ano a meta de redução em até 38% das emissões de carbono na área florestal. Foram 1,28 bilhão de toneladas de dióxido de carbono a menos entre agosto de 2017 e julho de 2018, o que representa uma redução de 60% no volume emitido por atividades florestais.

O dado, baseado em cálculos de absorção de carbono pelas florestas brasileiras, foi divulgado nesta terça, dia 11 de dezembro, pela delegação brasileira que está participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24), em Katowice, na Polônia.

De acordo com o relatório, o setor florestal deixou de ser a maior fonte de emissão de carbono no país (já foi responsável por cerca de 75% do total de emissões anuais) e em 2018 absorveu 538 milhões de toneladas de CO² da atmosfera.

A redução das emissões florestais permitiu que o país alcançasse a meta estabelecida em 2009, durante a Cúpula do Clima de Copenhague. Na ocasião, o país se comprometeu a reduzir as emissões em torno de 36 a 38% até 2020.

Segundo o governo brasileiro, o resultado foi alcançado devido à redução do desmatamento na Amazônia, no Cerrado e à absorção de carbono por terras indígenas e áreas verdes preservadas em reservas legais ou propriedades privadas.

Cerrado

O levantamento divulgado nesta terça (11) também mostra que o desmatamento do Cerrado diminuiu 11% em 2018. Segundo o governo, este é o menor nível de área desmatada desde o início da série, em 1999. Esse bioma é o segundo maior da América do Sul e se estende por mais de dois milhões de km². Mais da metade de sua área já foi degradada, principalmente com o avanço da fronteira agrícola.

O Brasil também anunciou pela primeira vez que foram recuperadas 9,4 milhões de hectares de vegetação nativa da Amazônia de 2004 a 2014. O governo antecipa que a área recuperada permite ao país atingir a meta de recuperar 12 milhões de hectares da vegetação florestal até 2030. Segundo o Ministério do Meio-Ambiente, a recuperação da vegetação nativa é prioridade da política ambiental brasileira.

"O Brasil vem fazendo um papel importante. Isso deve servir de estímulo para fazer mais, ou seja, o que o Brasil fez é importante, mas o sentimento é de que precisamos fazer muito mais porque a situação é muito grave no mundo inteiro. A contribuição tem que ser de todos os países", comenta Edson Duarte, ministro do Meio-Ambiente, em entrevista à Agência Brasil.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade