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Estado de Minas EDUCAÇÃO

Muitos jovens abandonam o ensino médio no país

São 36,5% de pessoas com 19 anos sem essa formação


postado em 18/12/2018 08:52 / atualizado em 18/12/2018 08:55

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Segundo levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, dois milhões concluíram o ensino médio, o que representa 63,5% do total. Do total que não concluiu o ensino médio, 62% não estão mais na escola e, destes, 55% pararam de estudar no ensino fundamental.

Para Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, em conversa com a Agência Brasil, o desafio não é só garantir a permanência dos jovens no ensino médio, mas levar para a escola os que abandonaram as salas de aula. "Os indicadores mostram que temos graves problemas no ensino médio e não estamos conseguindo revertê-los. Porém, o desafio maior refere-se à educação básica. Precisamos reverter a trajetória de insucesso na educação básica", comenta o diretor.

Entre 2012 e 2018, conforme o levantamento, houve um crescimento de 11,8 pontos percentuais na taxa de conclusão do ensino médio até os 19 anos. Segundo Nogueira Filho, a avaliação dos dados por estado mostra que é possível melhorar o atendimento aos jovens no ensino médio. Em Pernambuco, por exemplo, a taxa dos que concluem o ensino médio até os 19 anos (67,6%) é maior do que a média nacional. "Isso mostra que é possível fazer melhor", diz o especialista. A responsabilidade pela educação básica é dos estados e municípios e a União participa com o financiamento.
Já no ensino fundamental, como mostra o estudo do Todos Pela Educação, as taxas de conclusão mantiveram-se estáveis no período. Essa etapa teve uma queda no número absoluto de concluintes devido à redução da população de 16 anos no país. Em 2018, foram 212.281 concluintes a menos do que em 2017, que por sua vez teve menos concluintes que o ano anterior, com uma redução de 64.058.

Qualidade

De acordo com Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, os números refletem "um patamar baixo de qualidade da educação básica" no país. "Embora o país tenha o mérito de ter avançado na oferta do acesso à escola, temos falhado em garantir qualidade do ensino para todos e com isso vamos perdendo nossas crianças e jovens pelo caminho, configurando um grave cenário de exclusão escolar", afirma ela.

O movimento defende a adoção de uma estratégia nacional e uma atuação integrada da União, dos estados e dos municípios, na educação básica – incluindo educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. "Os indicadores demonstram que os desafios para nossos jovens concluírem a educação básica na idade certa são complexos e exigem atuação sistêmica, ou seja, com políticas públicas em várias frentes ao mesmo tempo e de forma integrada. Temos diagnósticos, temos evidências sobre quais os melhores caminhos, temos redes que estão avançando. Está na hora de priorizar as medidas que realmente podem fazer o país avançar na qualidade da educação básica", diz Priscila Cruz.

(com Agência Brasil)

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