Publicidade

Estado de Minas ELETRICIDADE

Calor faz Brasil bater recorde de demanda de energia

Segundo o ONS, atingimos 87 mil megawatts na última quarta


postado em 17/01/2019 08:57 / atualizado em 17/01/2019 08:58

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
Segundo dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na última quarta, dia 16 de janeiro, o Brasil bateu novo recorde de demanda de energia elétrica. Foi atingida a marca de 87 mil megawatts (MW). A demanda foi superior ao apurado na terça (15), quando a carga máxima registrada no sistema interligado do país atingiu 85,8 mil MW. Os dois valores superam o recorde anterior, do dia 5 de fevereiro de 2014, quando a demanda máxima chegou a 85.708 MW.

Conforme o ONS, no comunicado enviado à imprensa, a demanda subiu por causa das altas temperaturas que estão sendo registradas no Verão brasileiro. Os picos de demanda na quarta (16) e na terça (15) foram registrados no período da tarde.

O ONS informa ainda que os recordes de demanda ocorreram em dias atípicos, em que também houve restrições importantes no sistema de operação. A primeira restrição refere-se à indisponibilidade do linhão de transmissão do bipolo que atende a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A segunda restrição é relativa à "indisponibilidade de parte da transmissão em usinas do rio Madeira, em Rondônia, decorrente de um problema técnico na subestação de Porto Velho", acrescenta o ONS.

O operador destaca que as causas das restrições nas linhas de transmissão ainda estão sendo analisadas.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade