Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Anvisa libera nova vacina contra meningite B

Imunizante é chamado de Trumenba


postado em 01/02/2019 14:39 / atualizado em 01/02/2019 14:16

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda, dia 28 de janeiro, o registro de mais uma vacina contra a meningite B. "A exemplo da Bexsero, única vacina contra a doença até então registrada no Brasil, a Trumenba é uma vacina adsorvida meningocócica B [recombinante]", informa a agência em texto divulgado em seu site oficial.

De acordo com a Anvisa, a Trumenba é indicada na imunização de pessoas com 10 a 25 anos, para prevenir as infecções meningocócicas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis dos sorogrupos B. "A nova vacina contém dois antígenos, compostos por duas variantes da forma recombinante da proteína ligante do fator H: subfamília A e subfamília B", diz a Vigilância Sanitária.

Doença

A bactéria Neisseria meningitidis é um micro-organismo que afeta exclusivamente os seres humanos e coloniza o trato respiratório superior e que, em alguns indivíduos, pode causar doença séria e potencialmente fatal. "Sua transmissão ocorre por contato com gotículas originadas no trato respiratório superior, tipicamente resultando em colonização e em portador assintomático em indivíduos saudáveis quanto aos demais parâmetros", informa a Anvisa.

Em circunstâncias ainda pouco compreendida pelos cientistas, a bactéria é capaz de invadir o organismo levando à bacteremia (presença do micro-organismo na corrente sanguínea), que acaba se manifestando como doença invasiva meningocócica, que é potencialmente fatal.

(com portal da Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade