Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Teremos nesta terça mais uma Superlua

Fenômeno deixa o satélite 'bem maior' do que aparenta ser


postado em 19/02/2019 16:37 / atualizado em 19/02/2019 16:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Nesta terça, dia 19 de fevereiro, teremos o segundo fenômeno da Superlua no ano, quando o satélite natural da Terra estará no ponto mais próximo do nosso planeta. Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), das três vezes que o fenômeno deve ocorrer em 2019, esta será a "maior" Lua. A última ocorrência foi em 20 de janeiro e a próxima será em março.

A Lua aparecerá 10% maior do que quando está na fase cheia convencional. Ela chegará à distância de 356,7 mil km da Terra. Neste caso, trata-se do perigeu, quando o satélite está no ponto mais próximo do nosso planeta. Do contrário, no apogeu, ela chega a ficar a 405,7 mil km de distância da gente. Em março de 2011, a Lua esteve num perigeu ainda mais próximo do que o de hoje, registrando 203 mil km.

O fenômeno da Superlua pode ser visto a olho nu, sem a necessidade de qualquer tipo de proteção ou equipamentos.

Vale lembrar que o termo Superlua foi criado pelo astrólogo americano Richard Nolle em 1979. Ele deu esse cocneito às ocorrências de Lua cheia em que o satélite esteja dentro da linha imaginária que chega a 90% do ponto mais próximo da Terra (perigeu).

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade