Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Médicos criticam bronzeamento artificial de Ellen Rocche

Atriz realizou o procedimento proibido para desfilar em São Paulo


postado em 11/03/2019 15:39 / atualizado em 11/03/2019 15:57

Sociedade Brasileira de Dermatologia critica a Globo por mostrar uma sessão de bronzeamento artificial da atriz Ellen Rocche. Prática é proibida no Brasil desde 2009(foto: Gshow/TV Globo/Reprodução)
Sociedade Brasileira de Dermatologia critica a Globo por mostrar uma sessão de bronzeamento artificial da atriz Ellen Rocche. Prática é proibida no Brasil desde 2009 (foto: Gshow/TV Globo/Reprodução)

No domingo de Carnaval, dia 3 de março, a atriz Ellen Rocche, de 39 anos, apareceu no programa Fantástico, da Rede Globo, numa reportagem sobre sua preparação para o defile que havia realizado na noite anterior (2) na escola de samba Rosas de Ouro, de São Paulo (SP). Há 13 anos como rainha da bateria da agremiação paulista, Ellen apareceu na matéria dentro de uma câmara de bronzeamento artificial. Parece algo natural para quem "precisa" manter a cor da pele "em dia", mas como alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em comunicado enviado à imprensa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de câmaras artificiais de brozeamento para fins estéticos, desde 2009, em todo o Brasil. "Elas são um perigo real para a saúde da pele", informa a SBD no texto.

Conforme a Anvisa, a proibição do uso do equipamento ocorreu baseada em diversos estudos científicos que comprovam os efeitos negativos do uso dessas câmaras e do aumento do risco de câncer da pele, o mais comum no país, incluindo o melanoma, que é um tumor considerado raro, mas que possui alto risco de metástase (espalha para outros órgãos) e morte.

"Apesar dos estudos, infelizmente inúmeras clínicas ainda funcionam ilegalmente no Brasil e legalmente em outros países", comenta a dermatologista Jade Cury, do departamento de Oncologia Cutânea da SBD.

"A Sociedade Brasileira de Dermatologia salienta que não existe melhor forma para realizar o bronzeamento artificial. É um procedimento proibido por lei e que envolve situação de risco à saúde", ressalta o dermatologista Sergio Palma, presidente da SBD.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade