Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Gripe H1N1 é registrada na região norte

Depois dos casos no Amazonas, é a vez de Roraima registrar um doente


postado em 13/03/2019 17:42 / atualizado em 13/03/2019 17:45

(foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Divulgação)

A secretaria de Saúde de Roraima confirmou o primeiro caso de infecção pelo vírus H1N1 – uma das variantes do Influenza – no estado este ano. A paciente, de 26 anos, deu entrada no Hospital Geral de Roraima na semana passada com sintomas da chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ela foi tratada e já recebeu alta médica.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Roraima emitiu, no início do mês, nota de alerta para que profissionais de saúde se mantenham sensíveis à identificação precoce de casos suspeitos. Isso porque no Amazonas, estado vizinho, foram registradas 24 mortes causadas pelo H1N1, de acordo com boletim epidemiológico divulgado na última segunda, dia 11 de março.

Vacinação

O estado da região norte terá uma campanha de imunização contra o Influenza entre os dias 15 de abril e 31 de maio. Juntamente com o Amazonas, Roraima será o primeiro estado brasileiro a receber as doses da vacina contra a gripe.

A orientação da secretaria estadual de saúde é que os seguintes grupos de risco recebam atenção especial: grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres até duas semanas após o parto); adultos com mais de 60 anos; e crianças com menos de 5 anos, sendo que o maior risco de hospitalização é em menores de 2 anos, sobretudo menores de 6 meses, que registram maior taxa de mortalidade.

Também fazem parte do público-alvo população indígena aldeada; indivíduos menores de 19 anos em uso prolongado de ácido acetilsalicílico, conhecido popularmente como AAS; indivíduos que apresentam comorbidades (existência de duas ou mais doenças simultaneamente); população privada de liberdade e profissionais da saúde.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade