Publicidade

Estado de Minas CONSUMIDOR

Remédios poderão ter reajuste de até 4,33%

Aumento passa a valer a partir desta segunda, dia 1º de abril


postado em 01/04/2019 09:04 / atualizado em 01/04/2019 09:08

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A partir desta segunda, dia 1º de abril, os medicamrntos vendidos no Brassil podem ter reajuste de até 4,33%. O valor, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ficou acima da inflação de 2018, que fechou o ano em 3,75%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual é o teto permitido de reajuste. Cada empresa pode decidir se vai aplicar o índice total ou menor. Os valores valem para os remédios vendidos com receita.

Ainda segundo a pasta, o cálculo é feito com base em fatores como a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias de remédios, o câmbio e a tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos publica, todo mês, no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a lista com os preços de fármacos já com os valores do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), que é definido pelos estados.

As empresas farmacêuticas que descumprirem os preços máximos permitidos ou aplicarem um reajuste maior do que o estabelecido podem pagar multa que varia de R$ 649 a R$ 9,7 milhões.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade