Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Bolsa ajuda estudantes mineiros a realizar seus sonhos

Programa do Instituto Tim é destinado a premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e que precisam de uma ajuda de custo para poder cursar uma faculdade


postado em 01/08/2019 17:51 / atualizado em 02/08/2019 17:49

Os mineiros João Mateus (2º da esquerda para a direita) e Bernardo Quintão (3º da esquerda para a direita) ao lado do ministro Marcos Pontes(foto: Instituto Tim/Divulgação)
Os mineiros João Mateus (2º da esquerda para a direita) e Bernardo Quintão (3º da esquerda para a direita) ao lado do ministro Marcos Pontes (foto: Instituto Tim/Divulgação)
O estudante, da cidade de Ipatinga (MG), Bernardo Quintão Oliveira, de 18 anos, coleciona mais de 30 medalhas em competições de matemática, química e física. Estudou como bolsista em uma escola particular e, durante o ensino médio, ajudava os professores nas aulas, tirando dúvidas dos alunos. Apesar de ter conquistado o primeiro lugar geral na Olimpíada Brasileira de Matemática de 2018, Bernardo diz que sua conquista mais especial foi também seu primeiro prêmio: uma medalha de bronze na Olimpíada Mineira de Matemática, em 2012. "Na época, eu estava no sexto ano competindo com o pessoal do sétimo. Tenho TDAH e todos duvidaram de mim", conta.

Hoje, o estudante está cursando medicina na USP e concilia os estudos com os preparativos de sua pesquisa sobre remédios feitos a partir do veneno de aranhas.

Bernardo é um dos 50 premiados em 2019 com uma bolsa do Instituto TIM, concedida apenas para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática que estão ingressando em uma universidade pública nas seguintes áreas: astronomia, biologia, computação, economia, engenharia, estatística, física, matemática, medicina e química.

Glória Rubião, gerente de responsabilidade social corporativa da TIM Brasil ressalta a importância da bolsa. "A maior parte dos estudantes que recebe o benefício foi aprovada em faculdades distantes de suas cidades de origem e seria muito difícil para eles continuar estudando sem esse apoio". É pago um valor mensal de R$ 1.200 aos estudantes, com duração de 12 meses, podendo este prazo ser estendido anualmente. A bolsa existe desde 2015 e atende cerca de 200 universitários.

João Mateus Souza Castro, de 18 anos, é mais um dos bolsistas do programa do Instituto Tim. Natural de Olhos D’Água (MG), cidade da região norte do estado e que possui pouco mais de cinco mil habitantes, o estudante conquistou medalhas de bronze, prata e ouro nas Olimpíadas de Matemática que participou.

Mas não é feito de metal o prêmio que ele faz questão de dizer que guarda com mais carinho. Trata-se de uma camisa com o logotipo da competição que ele ganhou na última cerimônia de premiação. "Estou apaixonado pela camisa que ganhei em Salvador. Foi a primeira vez que saí de Minas Gerais", conta com orgulho. Com a bolsa do Instituto TIM, João consegue se manter em Montes Claros (MG), onde estuda engenharia de sistemas na Unimontes.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005 para estimular o estudo da ciência e encontrar talentos na área. Em 2017, a competição foi unificada com a Olimpíada Brasileira de Matemática para permitir a participação de escolas particulares numa categoria separada. Cerca de 18 milhões de estudantes devem realizar a prova neste ano.

Para João Mateus Souza Castro, o melhor jeito de se preparar para a competição é evitando a famosa "decoreba". "Cada fórmula tem a sua essência. Quando você aprende esse princípio, não precisa decorar mais nada", aconselha.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade