
Entretanto, todo esse sucesso da Nubank passou a ser utilizado por criminosos para aplicar um golpe por meio da internet, sobretudo via WhatsApp. De acordo com informações do site Olhar Digital, pessoas mal intencionadas estão usando o nome da empresa indevidamente, enviando links falsos para usuários do app de mensagens prometendo a liberação de um cartão de crédito com limite de R$ 12 mil e sem que o cadastro precise passar por consulta ao SPC ou Serasa para que seja aprovado.
Geralmente, esse tipo de link leva os os usuários a sites onde os usuários precisam preencher um falso cadastro informando dados pessoais, números de cartões de crédito e, até mesmo, senhas bancárias ou de login em computadores, celulares e redes sociais. Deste modo, o site captura todas as informações digitadas, que consequentemente são armazenadas pelos criminosos e utilizadas indevidamente.
O Olhar Digital alerta que é de praxe que todas as solicitações de cartão de crédito realizadas legamente passem por uma "verificação de antecedentes financeiros", logo, as pessoas devem sempre desconfiar ao receber mensagens com promessas semelhantes a que está sendo utilizada no golpe que cita indevidamente o nome da Nubank.
Outro detalhe importante que deve ser observado pelos usuários quando recebem um link - seja ele por e-mail, WhatsApp ou outro aplicativo - é para qual site esse link é direcionado, alerta o Olhar Digital. No caso da mensagem que faz a falsa promessa de cartão de crédito, o site é "conviteespecial.info". Ou seja, não é um endereço eletrônico relacionado à Nubank (obseve a imagem abaixo), cujo site oficial é "nubank.com.br".
