Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Saiba como são elaboradas as questões do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio 2019 será realizado nos dois próximos domingos, 3 e 10 de novembro


postado em 29/10/2019 15:38 / atualizado em 05/11/2019 13:57

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (esq.), e o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes em entrevista coletiva sobre o Enem, no dia 10 de outubro(foto: José Cruz/Agência Brasil/Divulgação)
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (esq.), e o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes em entrevista coletiva sobre o Enem, no dia 10 de outubro (foto: José Cruz/Agência Brasil/Divulgação)
Principal meio de entrada para as universidades públicas brasileiras e de acesso a bolsas de estudo nas instituições privadas, o Enem 2019 possui, além da redação, provas de ciências humanas, linguagens, matemática e ciências da natureza. As questões, geralmente com enunciados extensos e que exigem muita interpretação de texto, costumam ser o principal motivo de preocupação de alunos e professores. Você sabe como elas são elaboradas?

> Leia mais: Saiba o que pode e o que não pode no Enem 2019

De acordo com a Agência Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), primeiramente, realiza, uma seleção pública para que sejam "recrutados" especialistas que irão elaborar as questões. Depois disso, as pessoas escolhidas começam o processo de elaboração das perguntas, que devem seguir um conjunto de regras do Inep, chamado "matriz de referência". Após esse processo, as todas as perguntas passam por revisores e outros especialistas que trabalham no instituto.

A próxima etapa é chamada de pré-teste, onde as questões elaboradas são aplicadas em provas escolares. "O processo é sigiloso e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem", explica a Agência Brasil. Nessa etapa, são avaliados aspectos como grau de dificuldade e a probabilidade de um candidato "chutar" e, ainda assim, acertar a questão.

Somente depois de todo este processo é que as questões estão aprovadas para serem utilizadas nas provas do Enem, mas isso não quer dizer que elas serão utilizadas. Tudo o que foi elaborado e aprovado é incluído no chamado Banco Nacional de Itens (BNI), que fica na sede do Inep, em Brasília, para que sejam selecionadas a cada edição do exame.

De acordo com a Agência Brasil, o BNI segue um protocolo de segurança rígido, para que seja mantido sigilo absoluto, evitando "vazamentos". Sendo assim, somente pessoas autorizadas acessam as salas onde ficam os computadores que armazenam as questões. O acesso a esses locais é realizado por meio de biometria (leitura de impressão digital) e não há conexão com a internet, nem com a rede interna do Inep.

Mudanças nas questões do Enem 2019

Por determinação do presidente Jair Bolsonaro, o Inep criou, em março deste ano, uma comissão para filtrar o tipo de conteúdo que seria utilizado no Enem 2019. A ideia seria evitar questões com conteúdos "ideológicos". Segundo uma nota publicada pelo Inep à época, a comissão trabalhou visando "identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais".

Em entrevista recente à Agência Brasil, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ressaltou que, mesmo com as mudanças, o objetivo principal do Enem está mantido, que, segundo ele, é "selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas no ensino superior". "Não vai cair ideologia, a gente quer saber de conhecimento científico, técnico, de capacidade de leitura, de fazer contas, de conhecimentos objetivos", disse o ministro.

Enem 2019 será realizado nos dias 3 (das 13h30 às 19h) e 10 de novembro (das 13h30 às 18h30). Vale lembrar que os portões de todos os locais onde as provas serão aplicadas abrirão ao meio-dia e serão fechados às 13h. O gabarito oficial será divulgado pelo Inep no dia 13 (quarta-feira), três dias após o segundo dia de provas

(Com informações da Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade