Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Começa a segunda fase da campanha de vacinação contra gripe

Doentes crônicos, caminhoneiros, indígenas e presos fazem parte do público alvo


postado em 16/04/2020 14:07 / atualizado em 16/04/2020 14:31

A vacina contra a gripe protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2)(foto: Flickr PBH/Domínio Público)
A vacina contra a gripe protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2) (foto: Flickr PBH/Domínio Público)
Começa nesta quinta-feira (dia 16) a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza. Fazem parte do público alvo desta etapa: caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários; indígenas; doentes crônicos; presos e funcionários do sistema prisional; e profissionais da força de segurança e salvamento, como policiais militares e bombeiros. Até agora, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde podiam receber a vacina na rede pública.

Em tempos de combate à Covid-19, a vacinação contra a gripe é importante porque ela impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. A vacinação também ajuda o sistema de saúde a diferenciar entre a gripe comum e a Covid-19 (se o paciente recebeu a vacina e está com tosse e falta de ar, provavelmente não é por causa do vírus influenza). Esses dados podem auxiliar o médico na hora de pedir um exame específico para detectar a presença do novo coronavírus.

A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2). Quem apresentar sintomas de infecção respiratória, febre ou tiver alergia à clara de ovo não deve receber a vacina.

A primeira fase da vacinação foi considerada um sucesso pelo Ministério da Saúde. Até o dia 13 de abril, 18,9 milhões de idosos haviam sido vacinados. Esse número corresponde a 90,66% da população, ultrapassando a meta de 90% de cobertura. A terceira fase, dedicada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores, pessoas entre 50 e 60 anos incompletos, gestantes e puérperas, começa no dia 9 de maio. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade