Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Especialista explica o que mudou nos impostos por causa da pandemia

Governo prorrogou o pagamento de diversos tributos federais por causa da crise causada pela Covid-19


postado em 29/04/2020 00:32 / atualizado em 29/04/2020 13:08


A luta para tentar frear a disseminação do novo coronavirus está causando estragos na economia. Boa parte do comércio está fechada. Muitas fábricas se encontram paradas. Estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caia mais de 3% em 2020. Para tentar dar um pouco de fôlego para empresas, o governo federal prorrogou o pagamento de diversos tributos. Para ajudar a entender o que mudou e como isso ajuda os empresários a enfrentar esse momento difícil, Encontro entrevistou o advogado Nathaniel Lima, sócio do escritório Bruno Junqueira Consultoria Tributária e Empresarial, com presença em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre. "As medidas do governo têm como objetivo, além de manter as empresas funcionando, manter as folhas de pagamento", afirma.

Entre as principais apostas do governo federal para vencer a crise estão o adiamento da contribuição patronal ao INSS, Cofins, PIS e Pasep; suspensão das contribuições para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por três meses; e adiamento de atos de fiscalização e cobrança de débitos federais. "É importante atentar que a maior parte dessas contribuições vão acabar acumulando com as vencidas no segundo semestre, pois não houve nenhuma anistia", explica Nathaniel. "Por isso, é importante um bom planejamento para que não haja maiores prejuízos no fluxo de caixa do negócio, posteriormente." Assista ao vídeo que abre esta reportagem e confira as informações passadas pelo especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade