Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Profissionais de saúde estão obrigados a fazer curso sobre o novo coronavírus

Medida foi tomada pelo Ministério da Saúde visando o enfrentamento à pandemia no Brasil


postado em 02/04/2020 16:10 / atualizado em 02/04/2020 16:20

Ação batizada de O Brasil Conta Comigo obriga profissionais de saúde a se cadastrarem em cursos de capacitação contra o novo coronavírus(foto: Pixabay)
Ação batizada de O Brasil Conta Comigo obriga profissionais de saúde a se cadastrarem em cursos de capacitação contra o novo coronavírus (foto: Pixabay)
Todos os profissionais da área de saúde no Brasil estão obrigados a se inscrever em cursos de capacitação de protocolos clínicos de enfrentamento ao novo coronavírus. A determinação é da Portaria nº 639/2020, do Ministério da Saúde, publicada nesta quinta-feira (2 de abril) no Diário Oficial da União. A ação foi batizada de O Brasil Conta Comigo.

Sendo assim, os profissionais deverão preencher um formulário eletrônico. Terminado esse processo, eles receberão um link que dará acesso aos treinamentos. A fiscalização será feita por meio de dados cadastrais enviados pelos conselhos ao Ministério da Saúde. Deste modo, o órgão conseguirá fazer um cruzamento de dados identificando quais profissionais não cumpriram a determinação e podem ter o registro suspenso.

De acordo com o Minsitério da Saúde, a medida se faz necessária por conta da "necessidade de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS visando responder à situação de emergência em saúde causada pelo novo coronavírus.

Deste modo, após o cadastro e capacitação de todos, será criado um banco de dados que poderá ser consultado por gestores do SUS, que, em caso de necessidade, poderão convocar os profissionais para trabalhar no enfrentamento à covid-19.

A ação abrange as seguintes áreas: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.

(Com informações da Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade