Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Sociedade Brasileira de Pediatria lança manual para prevenção de acidentes domésticos durante a quarentena

Com as crianças em casa o tempo todo, o risco aumenta, e, por isso, os pais ou responsáveis devem dobrar a atenção, alerta a entidade


postado em 06/04/2020 16:23 / atualizado em 09/04/2020 01:43

O isolamento social por causa do novo coronavírus é um dos fatores que aumenta o risco de acidentes domésticos, uma vez que as crianças passam mais tempo em casa(foto: Pixabay)
O isolamento social por causa do novo coronavírus é um dos fatores que aumenta o risco de acidentes domésticos, uma vez que as crianças passam mais tempo em casa (foto: Pixabay)
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou, nesta segunda-feira (6 de abril), um manual que visa orientar pais e responsáveis quanto ao risco de as crianças sofrerem acidentes domésticos durante o período de isolamento social por conta do novo coronavírus. A preocupação da entidade é que as chances e os registros desse tipo de acidente aumentem com os pequenos em casa o tempo todo, por isso, as ações têm caráter preventivo.

A SBP alerta que acidentes são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos de idade no brasil. Anualmente, são cerca de 3,6 mil óbitos e 111 mil crianças hospitalizadas por motivos como afogamentos, quedas e queimaduras ocorridos na residência ou entorno.

Sendo assim, a entidade ressalta que, por isso, nesse período de isolamento social, a atenção com o ambiente doméstico deve ser dobrada, de modo que possibilite a exploração dos locais da casa por parte das crianças, porém sem riscos para a saúde e a integridade delas.

O texto do manual da SBP detalha os principais cuidados de acordo com cada faixa etária. Nas casas onde há crianças menores, por exemplo, devem ser instalados componentes que limitem a livre circulação, como portões que evitem acesso a escadas. Já no caso de crianças maiores e adolescentes, são necessários equipamentos de segurança, como coletes ao frequentar piscinas, e capacete, joelheiras e cotoveleiras ao andar de bicicleta. Com relação aos bebês, a entidade alerta que a maioria dos acidentes ocorrem por descuido ou distração dos pais ou responsáveis, esses que, muitas vezes, estão entretidos com o celular ou a televisão.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade