Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Talão ou folha de estacionamento rotativo deixa de valer em BH

A partir de agora, motoristas deverão usar o sistema digital


postado em 26/10/2018 09:48 / atualizado em 26/10/2018 10:09

(foto: Stênio Lima/PBH/Divulgação)
(foto: Stênio Lima/PBH/Divulgação)

A partir desta sexta, dia 26 de outubro, as folhas e talões do Sistema de Estacionamento Rotativo (Faixa Azul) em papel não serão mais comercializados nos postos de venda da capital mineira – bem como no site da BHTrans. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), aqueles que já foram adquiridos continuam valendo e podem ser utilizados normalmente nas vagas de estacionamento rotativo.

Com a interrupção da venda das folhas e talões em papel, os motoristas poderão continuar usando as vagas de estacionamento rotativo. Só que, a partir de agora, terão que adquirir o crédito eletrônico, que é vendido pelo mesmo preço, R$ 4,4, nos postos de venda, ou por meio de aplicativos para smartphones (Estacionamento Rotativo Digital).

A implantação do sistrema rotativo de estacionamento em BH se deu por meio da Lei 1.410, de 1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388, de 1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo.

"É uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento, e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito", informa a PBH em texto divulgado em seu site oficial.

Atualmente, o sistema de Belo Horizonte conta com 23.452 vagas físicas que, se respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 105.830 oportunidades de estacionamento em 876 quarteirões da capital. A utilização do rotativo custa R$ 4,4 e é válida para qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Além dos apps, os créditos eletrônicos podem ser adquiridos em quase 429 postos de venda credenciados da capital.

Digital

Em junho deste ano, a prefeitura, por meio da BHTrans e da Prodabel, lançou o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo para smartphones ou nos postos de vendas o motorista pode comprar créditos eletrônicos para usar nas vagas de estacionamento rotativo da capital. Em setembro, o Rotativo Digital completou três meses de operação.

De acordo com a PBH, entre os dias 26 de junho e 9 de outubro, foram comercializados 769 mil créditos, dos quais 562 mil foram ativados.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade