Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Escolas municipais de BH participam do projeto Carona a Pé

Um dos principais objetivos é preparar as crianças para serem bons pedestres no futuro


postado em 01/11/2018 08:15 / atualizado em 01/11/2018 07:52

Pelo menos oito escolas municipais de Belo Horizonte aderiram ao projeto Carona a Pé, que surgiu no Brasil em 2015(foto: Uarlen Valerio/Encontro)
Pelo menos oito escolas municipais de Belo Horizonte aderiram ao projeto Carona a Pé, que surgiu no Brasil em 2015 (foto: Uarlen Valerio/Encontro)

Já ouviu falar do projeto Carona a Pé? Pelo menos oito escolas municipais de Belo Horizonte aderiram à iniciativa que surgiu no Brasil, em 2015, inspirada em outros países. A ideia é bem simples. Grupos de estudantes são acompanhados na ida e na volta da escola por monitores. Um dos principais objetivos é preparar as crianças para serem bons pedestres no futuro.

Alguns estudantes da Escola Municipal Maria Assunção de Marco, no bairro Goiânia, na região nordeste, estão experimentando a ideia. Todos os dias, às 17h30, a voluntária Luiane da Rosa aguarda os alunos na porta da escola. Depois de devidamente identificados com uma faixa, a caminhada começa. Durante o percurso de um quilômetro, Luiane alerta os alunos sobre a importância de caminharem juntos e de ficarem atentos ao trânsito.

"É a formação do pedestre do futuro para que ele seja melhor do que os de hoje", diz a professora Aparecida Alves de Oliveira, coordenadora do programa Escola Integrada da escola municipal Maria Assunção de Marco. Ela acredita também que a iniciativa pode tornar as crianças menos dependentes do carro no futuro. No Brasil, o Carona a Pé é idealizado por uma organização de mobilidade e educação. Além de BH, a capital paulista também participa do programa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade