Publicidade

Estado de Minas IMBRÓGLIO

Finalmente a Chácara Jardim América terá uma destinação

Segundo a PBH, 56% do terreno receberá um parque municipal


postado em 21/12/2018 13:37 / atualizado em 21/12/2018 18:43

O terreno de mais de 21,5 mil m² da antiga Chácara Jardim América receberá um parque municipal e um empreendimento residencial(foto: Google Maps/Reprodução)
O terreno de mais de 21,5 mil m² da antiga Chácara Jardim América receberá um parque municipal e um empreendimento residencial (foto: Google Maps/Reprodução)

Após anos de imbróglio, finalmente deve ser dada uma destinação ao terreno de mais de 21,5 mil m² ao lado da av. Barão Homem de Melo, no bairro Jardim América, região oeste de Belo Horizonte. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio das secretarias de Política Urbana e Meio-Ambiente, decidiu na última quinta, dia 20 de dezembro, transformar essa área, conhecida como Chácara Jardim América (fazenda que deu nome ao bairro), num parque municipal.

A implantação do Parque Jardim América é uma demanda antiga da comunidade local, segundo a PBH. O terreno, desde 2012, estava destinado à construção de duas torres residenciais de 23 andares pela construtora Masb. Porém, com a rejeição por parte dos moradores do Jardim América, o empreendimento nunca chegou a sair do papel.

Conforme matéria publicada no portal da PBH, após encontros entre representantes da comunidade e a prefeitura, ficou acertado que 56% do espaço será destinado ao parque municipal e os outros 44% para a construção dos prédios. O acordo foi firmado em reunião que contou com a participação do prefeito Alexandre Kalil, dos secretários municipais Maria Caldas, de Política Urbana, Mário Werneck, de Meio-Ambiente, por representantes da Associação Comunitária Social, Cultural e Desportiva do bairro Jardim América e adjacências e pelos proprietários do terreno.
Além da área verde onde estará localizado o parque, de acordo com a prefeitura, um outro espaço ao lado será arborizado e anexado ao local. "Já a rua Sebastião de Barros, que fica entre os dois complexos, será transformada em via de pedestres para ligar as duas áreas verdes", informa a PBH em seu portal.

De acordo com Maria Caldas, da secretaria municipal de Política Urbana, foi possível ampliar a área preservada, que passou de 3,3 mil m², no projeto alterado pela Masb para satisfazer as demandas dos moradores, para 15 mil m². "Além do parque, esse espaço terá arborização, implantação de equipamento público e rua de pedestre", comenta Maria Caldas.

Para João Batista da Silva, presidente da associação de moradores do Jardim América, que em 2014 chegou a lançar a campanha "#Salve a Chácara Jardim América" no Facebook, a implantação do parque será positiva para a comunidade. "Essa é uma vitória para Belo Horizonte e a [região] oeste não tem um espaço assim. O prefeito cumpriu o que prometeu na campanha", diz o morador e vizinho do "polêmico" terreno.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade