Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES

Biometria passa a ser obrigatória em 121 cidades de Minas

Eleitores deverão fazer o recadastramento biométrico até fevereiro de 2020


postado em 04/02/2019 11:53 / atualizado em 04/02/2019 12:03

(foto: TRE-MG/Divulgação)
(foto: TRE-MG/Divulgação)
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a partir de amanhã, dia 5 de fevereiro, 121 municípios mineiros passarão a fazer o recadastramento obrigatório dos eleitores para coleta de dados biométricos. O eleitorado total dessas cidades é de 1.852.664, com 412.313 (22,26%) já biometrizados, informa o TRE-MG em matéria divulgada em seu site oficial.

Entre esses municípios que passarão a exigir a biometria estão Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros e Ibirité, que, juntos, porruem 991.410 eleitores – 202.594 (20,4%) já fizeram a biometria.  O prazo para a conclusão da revisão biométrica varia de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, dependendo da cidade.

"O comparecimento à captação de dados biométricos é obrigatório para todos os eleitores registrados nesses municípios que ainda não fizeram o recadastramento. Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente", esclarece o TRE-MG.

Atendimento

Para fazer o recadastramento biométrico, conforme o tribunal, basta que o eleitor compareça a um cartório, posto ou central de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos carteira de trabalho; carteira de identidade; carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão; e certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o recadastramento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45).

O atendimento pode ser agendado no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148), mas os eleitores também podem ser atendidos por ordem de chegada. O horário de atendimento nos municípios do interior é de segunda a sexta, das 12h às 18h. Apenas o cartório da 254ª ZE, de São Gotardo, vai adotar um horário diferente a partir de 5 de fevereiro e receberá os eleitores das 10h às 18h.

Biometria

Em 84 cidades de Minas, onde foi feito o recadastramento biométrico é obrigatório, todo o eleitorado já votou com identificação biométrica nas últimas eleições. Em outros 648 municípios, inclusive Belo Horizonte, o atendimento nos cartórios é feito à medida que os eleitores buscam algum atendimento da Justiça Eleitoral.

Segundo o TRE-MG, até o dia 29 de janeiro, 4.902.789 eleitores em todo o estado já haviam feito o recadastramento biométrico. Isso representa 31,2% do eleitorado mineiro, que é de 15.716.047. O recadastramento biométrico deve ser concluído em 2022, conforme planejamento do TSE para todo o Brasil.

Confira, abaixo, a lista dos 121 municípios que passam a ter o recadastramento biométrico como obrigatório:


(com portal do TRE-MG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade