Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

Xixi dos foliões ajudará os parques de Belo Horizonte

Projeto transforma urina em adubo para plantas


postado em 19/02/2019 07:59 / atualizado em 19/02/2019 08:05

(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)
(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)

Além da vontade de cair na folia de rua durante o Carnaval, muitos foliões também precisam fazer as necessidades em meio à festa. Por isso, a disponibilidade de banheiros químicos é uma ajuda em tanto. Mas, sabia que, além de deixar a cidade livre da sujeira, essas cabines também podem ajudar as plantas? Isso porque o projeto P4Tree, parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, e o departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), usa tecnologia para absorver o fósforo presente na urina dos foliões para transformá-la em adubo.

No ano passado, o P4Tree contou com seis cabines durante os quatro dias de Carnaval. "O sucesso foi tanto que, para esta edição, o projeto contará com 100 diárias de banheiros químicos que estarão dispostos em pontos estratégicos na avenida Brasil e na Praça Sete. A ação, que faz parte do eixo sustentabilidade e inovação do Carnaval de Belo Horizonte, receberá identificação especial, além de uma equipe para orientar os foliões, informando-os sobre a tecnologia e objetivos do projeto", informa a PBH, por meio de matéria divulgada em seu site oficial.

Conforme a Prefeitura, após a coleta do material e a transformação em adubo, o produto será aproveitado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. "A expectativa é que sejam produzidos 50 kg de fertilizantes a partir da retenção de fósforo da urina. O adubo será usado no jardim botânico e em jardins e parques da cidade", afirma a administração municipal.

O "segredo" para retirar o fósforo da urina se dá por meio da ação de um produto especial, que recebeu o nome do projeto (P4Tree), e que é colocado nos banheiros químicos diferenciados. Em contato com o xixi, o coletor filtra e separa o micronutriente do restante dos elementos presentes no reservatório.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade