Publicidade

Estado de Minas NAS RUAS

Cresce notificação de veículos abandonados em BH

Segundo a PBH, foram quase quatro mil vistorias em 2018


postado em 12/03/2019 09:42 / atualizado em 12/03/2019 10:04

(foto: Flickr/PBH/Camila Viana/Reprodução)
(foto: Flickr/PBH/Camila Viana/Reprodução)

De acordo com a subsecretaria de Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em 2018 houve um aumento de mais de 50% no número de vistorias e as notificações de carcaças e veículos abandonados nas vias públicas: foram realizadas, no ano passado, 3.947 vistorias e 1.312 notificações, enquanto em 2017 foram contabilizadas 2.564 ações fiscais que geraram 776 notificações.

"A situação de abandono é caracterizada quando o veículo está com o local onde ficam os motoristas e passageiros violado, sem portas ou com vidros quebrados, havendo acúmulo de lixo ou água em seu interior; com ausência de rodas, motor ou outros componentes mecânicos, impossibilitando o deslocamento com segurança por seus próprios meios; queimado total ou parcialmente; com a parte estrutural da lataria com danos irreparáveis, resultado de vandalismo ou depreciação voluntária; com evidentes sinais de colisão ou ferrugem; impossibilidade de identificação do proprietário ou do veículo; e visível e flagrante mau estado de conservação", informa a PBH por meio de texto publicado em seu site oficial.

Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização, alerta que o abandono desse tipo de resíduo pode causar riscos à saúde de quem mora na região. "Além disso, o resíduo obstrui a via, pode acumular lixo e ser foco de doenças", diz a especialista ao portal da PBH. Ainda conforme a diretora, antes da remoção do veículo e carcaça abandonados, são realizadas ações educativas junto aos moradores esclarecendo sobre a legislação.

Processo de identificação

Ao receber a denúncia de carro ou carcaça abandonada, o Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) encaminha a demanda à BHTrans e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) para identificação dos proprietários e levantamento de impedimentos administrativos e judiciais. Se as informações confirmarem que o objeto é mesmo uma carcaça, que não foi alvo de furto ou roubo nem utilizado como instrumento para a prática de crimes, a fiscalização é acionada para notificação e autuação do proprietário.

"O proprietário não identificado ou não encontrado é notificado por edital, com publicação no Diário Oficial do Município [DOM], e tem o prazo de 10 dias para remoção do veículo. Não ocorrerá a remoção se for constatado pelo Detran-MG que o objeto foi alvo de furto ou roubo ou se foi utilizado para a prática de ilícito penal. Conforme previsto na legislação, nesse caso é competência do Detran-MG tomar as medidas cabíveis", esclarece a prefeitura.

Os resíduos removidos são levados para o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, na BR-040, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e armazenados pelo prazo de 90 dias, podendo os proprietários retirá-los mediante pagamento das tarifas estabelecidas e o cumprimento das sanções correspondentes. Se após o prazo de armazenamento o proprietário não buscar o veículo, a Prefeitura dará o tratamento e a destinação final adequados.

Denúncias sobre carcaças ou veículos abandonados nas vias públicas podem ser feitas pelos cidadãos pelo telefone 156 ou pelo aplicativo da PBH.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade