Publicidade

Estado de Minas COMEMORAÇÃO

Hospital da Baleia celebra 75 anos com livro beneficente

"Caminhos de Esperança" traz poesias e fotos da mata que cerca a instituição


postado em 30/07/2019 16:38 / atualizado em 30/07/2019 17:04

Fundado em 4 de julho de 1944, o hospital foi construído por Benjamin Ferreira Guimarães na antiga Fazenda do Baleia, doada pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares(foto: Arquivo/Hospital da Baleia)
Fundado em 4 de julho de 1944, o hospital foi construído por Benjamin Ferreira Guimarães na antiga Fazenda do Baleia, doada pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares (foto: Arquivo/Hospital da Baleia)
Um dos principais hospitais de Minas Gerais, o Hospital da Baleia completou, em julho, 75 anos. Para celebrar, a fundação lançou o livro beneficente "Caminhos de Esperança", composto por poesias e fotos do Parque Florestal Estadual da Baleia, onde o hospital está localizado. Raquel Vilela, presidente do Conselho Curador da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, foi a idealizadora da obra. Além de médica, ela é professora, escritora e membro da Academia Feminina Mineira de Letras. Os poemas de "Caminhos de Esperança" foram escritos por Raquel e pela bióloga e escritora Maria Armanda Capelão.

O Hospital da Baleia é uma instituição filantrópica que presta assistência médica e hospitalar a cerca de 82% dos municípios mineiros, sendo 85% dos pacientes atendidos pelo SUS. A fundação é referência em oncologia adulta e pediátrica, e realiza mais de 500 mil procedimentos por ano. "As poesias retratam essa realidade um pouco doída, mas que nem por isso deixa de ser recheada de esperança e fé para sempre continuar oferecendo esse trabalho maravilhoso e acreditar num futuro melhor", diz Raquel. As fotos, tiradas por Paula Seabra, Cyro José Gomes e Jaqueline Nicácio, são uma homenagem à localização do hospital.

O Hospital da Baleia é rodeado pelos 102 hectares de área verde do Parque Florestal Estadual da Baleia(foto: Paula Seabra/Divulgação)
O Hospital da Baleia é rodeado pelos 102 hectares de área verde do Parque Florestal Estadual da Baleia (foto: Paula Seabra/Divulgação)
Entre 102 hectares de área verde, no bairro Saudade, na região leste de BH, está o Hospital da Baleia. Segundo Raquel, o objetivo ao escolher a Mata da Baleia como protagonista do livro foi mostrá-la à população. "Estamos no meio de uma fauna e flora lindíssimas, mas que às vezes até os próprios médicos e pacientes não têm oportunidade de observar".

O livro custa R$ 300,00 e pode ser adquirido por meio da Rede de Amigos do Hospital da Baleia nos telefones (31) 3489-1654 ou 3489-1680. Pedidos podem ser feitos também no e-mail rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas será investido em melhorias no hospital. De acordo com o livro, "o subfinanciamento do SUS compromete a saúde financeira da entidade" e, para manter a qualidade, o hospital conta com a ajuda da sociedade por meio de ações como essa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade