Publicidade

Estado de Minas DIVERSÃO

Conheça o Tweed Ride, passeio de bike retrô pelas ruas de BH

No evento, os ciclistas se vestem à moda antiga e até as bicicletas são estilo vintage


postado em 02/08/2019 14:35 / atualizado em 04/08/2019 00:45

Eric Elias Guimarães, um dos organizadores do evento:
Eric Elias Guimarães, um dos organizadores do evento: "Através dos figurinos de época, incentivamos o slow fashion e a cultura dos brechós", afirma (foto: Tweed Ride/Divulgação)
A cada estação do ano, as ruas de Belo Horizonte são invadidas por ciclistas com um visual bem diferente. É o Tweed Ride, um dos mais divertidos e charmosos passeios de bicicleta da capital. O evento reúne um grupo de bikers amantes da "magrela" e do universo vintage.

Além de bicicletas em estilo antigo, o passeio também tem desfile de ciclistas com figurinos bem selecionados, todos retrô. Quem deseja participar não precisa aparecer de bicicleta antiga, mas, se tiver uma, melhor ainda.

De acordo com os organizadores, é um passeio leve e bem devagar, "para curtir a cidade". Os partipantes podem até levar um lanche, já que na concentração acontece um piquenique.

Figurino retrô leva charme ao passeio de bike(foto: Tweed Ride/Divulgação)
Figurino retrô leva charme ao passeio de bike (foto: Tweed Ride/Divulgação)
Moda sustentável, turismo e mobilidade urbana são os três pilares do Tweed Ride. "Através dos figurinos de época, incentivamos o slow fashion e a cultura dos brechós", afirma Eric Elias Guimarães, um dos organizadores do evento.

Ele destaca que a venda de roupas usadas poupa recursos naturais e financeiros, pois a indústria da moda está entre as mais poluentes do mundo. A mesma lógica de reaproveitamento é usada no incentivo à participação de bicicletas de época, que também dão mais charme ao passeio.

No trajeto, são apontadas pelos organizadores as construções históricas, ressaltando o patrimônio de BH e incentivando sua preservação.

As bikes vintage chamam atenção por onde o Tweed Ride passa(foto: Tweed Ride/Divulgação)
As bikes vintage chamam atenção por onde o Tweed Ride passa (foto: Tweed Ride/Divulgação)
Outra proposta desse grupo de ciclistas é resgatar o papel da bicicleta como transporte no espaço urbano. "Através do uso da bicicleta, provocamos a conscientização de que é possível se locomover pela cidade de bike no dia a dia, sem que se necessite ser um atleta ou ter equipamentos e roupas especiais", explica Eric. É uma forma de contribuir para a diminuição da poluição e dos engarrafamentos, além de incentivar um estilo de vida menos sedentário.

O Tweed Ride acontece desde 2013, uma vez em cada estação do ano. A edição de inverno de 2019 do passeio ciclístico retrô ocorreu no domingo (4 de agosto), com concentração, no começo da manhã, na Praça da Liberdade, e chegada no início da tarde, na rua Sapucaí, no bairro Floresta, na região leste de Belo Horizonte.

Clique aqui e confira uma galeria de fotos do Tweed Ride

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade