Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Cemig é a nova patrocinadora máster do Palácio das Artes

Empresa anunciou parceria nesta quinta (28) e o principal espaço do centro cultural passa a se chamar Grande Teatro Cemig Palácio das Artes


postado em 28/11/2019 15:20 / atualizado em 29/11/2019 01:09

Palácio das Artes: 5 milhões de reais para teatro localizado na Avenida Afonso Pena levar o nome de Cemig(foto: Samuel Gê/Encontro)
Palácio das Artes: 5 milhões de reais para teatro localizado na Avenida Afonso Pena levar o nome de Cemig (foto: Samuel Gê/Encontro)
A concessionária de energia elétrica Cemig anunciou, nesta quinta (28), que irá investir 5 milhões de reais nos próximos dois anos na Fundação Clóvis Salgado (FCS), que abriga o Grande Teatro Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica, o Coral Lírico e o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). O principal palco da fundação, aliás, passa a se chamar Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Boa parte dos recursos serão empregados na modernização do Palácio das Artes. O espaço vem sofrendo com problemas em sua infraestrutura. No início do ano, o ator Paulo Gustavo encenou ali o espetáculo "Minha Mãe É uma Peça" e reclamou de problemas com a parte elétrica e com o sistema de ar-condicionado. Disse que não voltaria ao teatro se essas questões não fossem solucionadas. Na última quarta (27), pane em um transformador fez com que dois espetáculos tivessem de ser cancelados. "A parceria será responsável por trazer melhorias ao espaço, mas também por mais programação, mais acessibilidade e mais cultura para os mineiros", disse a presidente da FCS, Eliane Parreiras. "Vamos estimular a produção cultural de BH e estimular a produção do interior."

(Da esq. para a dir.) O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte; a presidente da FCS, Eliane Parreiras; o presidente da Cemig, Cleodorvino Belini e o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária de energia, Marco Antônio Lage(foto: Paulo Lacerda/Fundação Clóvis Salgado/Divulgação)
(Da esq. para a dir.) O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte; a presidente da FCS, Eliane Parreiras; o presidente da Cemig, Cleodorvino Belini e o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária de energia, Marco Antônio Lage (foto: Paulo Lacerda/Fundação Clóvis Salgado/Divulgação)
Inaugurado em março de 1971, o Grande Teatro é um patrimônio de Belo Horizonte e tem capacidade para 1,7 mil espectadores. Seu palco é considerado um dos maiores do Brasil, com 20 metros de profundidade, 18 metros de altura e 7 metros de profundidade. "O naming rights cultural vai trazer um importante retorno para a empresa, tenho certeza", disse o secretario de Cultura de Minas, o jornalista Marcelo Matte. "E não vai ficar por aí. No dia 10 de dezembro, a Cemig vai anunciar um aporte relevante em outros importantes espaços de Minas."

O Palácio das Artes, no área central de Belo Horizonte(foto: Samuel Gê/Encontro)
O Palácio das Artes, no área central de Belo Horizonte (foto: Samuel Gê/Encontro)
Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Marco Antônio Lage ressaltou que a empresa é a maior patrocinadora da cultura em Minas. "É um prazer e um privilégio dar nome a este lugar", disse. "É uma forma de mostrar aos nossos 8 milhões de consumidores a importância que a cultura tem para a companhia." Além da Fundação Clóvis Salgado, o Instituto Inhotim, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e os grupos Galpão e Corpo são patrocinados pela Cemig. "A missão da empresa é o desenvolvimento social e econômico da sociedade. E investir em cultura é investir no desenvolvimento social da comunidade", disse o presidente Cleodorvino Belini. "Queremos atrair outras empresas que também poderiam alocar recursos na cultura."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade