Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Prevenção ao novo coronavírus muda rotina em condomínios de BH

Síndicos interditam áreas de uso comum e equipamentos de lazer para evitar covid-19


postado em 24/03/2020 01:17 / atualizado em 24/03/2020 01:18

(foto: Flickr PBH/Domínio Público)
(foto: Flickr PBH/Domínio Público)
Os condomínios residenciais de Belo Horizonte já começam a tomar uma série de medidas cautelares contra o coronavírus. Áreas de lazer, salão de festa, sauna e academias de ginásticas estão sendo interditadas por tempo indeterminado. Funcionários da limpeza estão trabalhando de máscara, botas e luvas. Elevadores passam a ser usados por uma única pessoa por vez, exceto para aqueles que convivem no mesmo ambiente.

A síndica Rosemary Sales Gomes de Araújo, de um edifício de 68 apartamentos no bairro Santo Antônio, já divulgou em diversas dependências do prédio as medidas de prevenção. Além de interditar o salão de festas, churrasqueira, academia de ginástica e sauna, ela também reuniu-se com os funcionários da limpeza para medidas cautelares. Todos estão equipados com máscara, botas e luvas. A cada uma hora os botões de chamada dos elevadores e os puxadores externos são higienizados com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária diluída em água) e as áreas comuns do edifício ganham o mesmo tratamento duas vezes ao dia.

Cartazes em condomínios residenciais de BH informam aos moradores os novos procedimentos contra a covid-19(foto: Geórgea Choucair/Encontro)
Cartazes em condomínios residenciais de BH informam aos moradores os novos procedimentos contra a covid-19 (foto: Geórgea Choucair/Encontro)
Rosemary já providenciou também cartazes com instruções para o uso do elevador: a indicação é que passem a serem usados por uma única pessoa por vez, exceto para aqueles que convivem no mesmo ambiente. O álcool gel já foi providenciado para ser colocado em todos os elevadores. "Eu não quero colocar em risco os funcionários e nem os moradores", afirma Rosemary.

No bairro de Lourdes, os moradores de um edifício de 48 apartamentos reuniram-se para fazer compras para pessoas com maior risco ao coronavírus, como idosos, diabéticos e hipertensos. Itens como frutas, pão e leite estão sendo por moradores. "É igual em cidade do interior", afirma Micheline Sarquis, síndica do edifício.

Solidariedade: moradores mais jovens e saudáveis se disponibilizam para fazer compras e prestar favores aos que se enquadram no grupo de risco. Funcionários trabalham com equipamentos de proteção e estão atentos às medidas de prevenção ao novo coronavírus(foto: Geórgea Choucair/Encontro)
Solidariedade: moradores mais jovens e saudáveis se disponibilizam para fazer compras e prestar favores aos que se enquadram no grupo de risco. Funcionários trabalham com equipamentos de proteção e estão atentos às medidas de prevenção ao novo coronavírus (foto: Geórgea Choucair/Encontro)
Foi disponibilizado álcool 70% em todos os elevadores do edifício e para reforçar a segurança foi feita revitalização da iluminação na entrada do prédio e na garagem. As entradas no edifício são permitidas apenas para pessoas devidamente identificadas. "É preciso diminuir o trânsito de pessoas no edifício", explica Micheline.

No bairro São Pedro, o síndico de um edifício, André Costa, já fechou contrato com empresa de segurança eletrônica para acesso independente dos moradores a partir da próxima semana. Hoje, 100% do acesso depende do porteiro. "Precisamos estar preparados para o caso de precisar de toque de recolhimento total", diz André.

A partir da próxima semana a faxineira do edifício vai trabalhar só meio expediente. "É importante para a segurança pessoal dela, já que está em contato com a sujeira, apesar de usar luvas de proteção", diz André. Para evitar aglomerações em áreas comuns, o salão de festas e a área de lazer do prédio também foram interditados.

Confira algumas medidas tomadas por condomínios de BH contra o novo coronavírus

  • Interdição de áreas de lazer, salão de festa, sauna e academias de ginásticas por tempo indeterminado

  • Funcionários da limpeza estão trabalhando de máscara, botas e luvas

  • Higienização com frequência maior que a normal as áreas comuns

  • Elevadores estão sendo usados por uma pessoa só por vez, exceto para as pessoas que vivem no mesmo ambiente

  • Utilização de copos e garrafas individuais nos bebedouros

  • Moradores fazem compras para pessoas do grupo de risco da covid-19, como idosos, diabéticos e hipertensos

  • Disponibilização de álcool 70% em todos os elevadores dos edifícios

  • Revitalização da iluminação na entrada do prédio e na garagem para reforçar a segurança

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade