Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Belo Horizonte inicia reabertura do comércio

Lojistas poderão retomar as atividades a partir de quinta-feira (6 de agosto) visando o Dia dos Pais


postado em 04/08/2020 15:51 / atualizado em 04/08/2020 15:58

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou a volta do comércio não-essencial na capital mineira às vésperas do Dia dos Pais(foto: Amira Hissa/PBH/Divulgação)
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou a volta do comércio não-essencial na capital mineira às vésperas do Dia dos Pais (foto: Amira Hissa/PBH/Divulgação)
O prefeito Alexandre Kalil anunciou, em entrevista coletiva nesta terça-feira, o início da fase 1 de reabertura da cidade. Para que comerciantes não percam o Dia dos Pais, esta semana, as lojas poderão ficar abertas de quinta-feira a sábado. No entanto, a partir da semana seguinte, o cronograma volta ao padrão, quarta-feira a sexta-feira - uma mudança em relação ao que havia sido anunciado na última sexta (31), quando o plano de reabertura indicava 4 dias abertos para cada 3 fechados. A previsão é de que a passagem para a nova fase da reabertura - chamada fase 2 - seja em 15 dias, caso os números permitam. "Gostaria de avisar para a população que essa abertura foi cuidadosamente estudada e é efeito do fechamento da cidade. Por isso esperamos que entendam que a pandemia não passou e tenham a responsabilidade de saber manter máscaras, o distanciamento, porque vai depender da população fechar de novo ou termos uma maior abertura", disse Kalil.

O principal alerta do prefeito foi quanto à população não achar que, porque o comércio está voltando a reabrir paulatinamente, a luta contra a Covid-19 acabou."Se BH entrar em festa, os números vão subir e não duvidem que o prefeito fecha a cidade de novo, porque eu já mostrei isso para vocês", completou. Segundo ele, é importante que os números se estabilizem para que seja possível passar à poxima fase. "E isso depende de comportamento e disciplina da população. A ciência fechou e a ciência vai abrir. Se mandar fechar de novo, a gente vai fechar de novo", completou.

O secretário municipal de saúde, Jackson Machado, anunciou que os indicadores de leitos na cidade passam a considerar, a partir desta terça-feira (4), a rede suplementar. Sendo assim, a taxa de ocupação, que já vinha se reduzindo no SUS, caiu um pouco mais. Um exemplo é a taxa de ocupação de leitos de UTI, que é de 84.4% levando em conta apenas a saúde pública, e passa para 80.6% quando se consideram também os hospitais particulares. A nova somatória, segundo Machado, se deve ao fato de que 48.8% da população belo-horizonte tem plano de saúde.

Ainda de acordo com o secretário, a demanda por UTI tem caído sistematicamente nos últimos dias, e essa é uma das grandes justificativas para que o Comitê de Combate à Covid-19 tenha aconselhado ao prefeito a flexibilização parcial. "Estamos dando mais altas do que tendo admissões nos CTIs", afirmou. "Acreditamos que a demanda por internações será cada vez menor." Outro indicador que tem tido queda é a taxa de transmissão, o chamado "Rt", cujo último valor foi 0,91% - considerado faixa verde.

Kalil ressaltou muitas vezes, ao longo da coletiva, que não teme fechar tudo de novo. "Não negamos a importância dessa doença. Os 500 e tantos mortos que temos, é porque a doença mata. Não faltou leito, enfermaria, ela é mortal e perigosa. Ela não respeita mais idade, pois jovens estão sendo contaminados; hoje houve morte, pela primeira vez, de quem não tinha nenhuma comorbidade", afirmou. "Estamos tendo uma chance e vamos nos agarrar a essa chance com muita seriedade, senão teremos que fechar novamente."

O que abre na fase 1 em Belo Horizonte

Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle
Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista
Cabeleireiros, manicures e pedicures
Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas
Atividades no formato drive-in 

Fonte: PBH

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade