Publicidade

Estado de Minas MOBILIDADE

Projeto de BH em prol de bicicletas ganha prêmio nacional

Ciclofaixas temporárias implementadas pela BHTrans incentivam uso das magrelas durante a pandemia


postado em 09/02/2021 00:15

(foto: BHTrans/Divulgação)
(foto: BHTrans/Divulgação)
Belo Horizonte avança em direção a ser uma cidade mais amigável com as magrelas. Um projeto da prefeitura implementado durante a pandemia levou o prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil. Realizado pela Associação Transporte Ativo, o foco da premiação foram projetos dedicados a reduzir os problemas relacionados à pandemia. Dos 26 projetos avaliados, três foram premiados, sendo duas ações promovidas por organizações de São Paulo e o Rotas Temporárias, da BHTrans. De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan, o prêmio é emblemático, pois é a primeira vez, desde sua criação em 2014, que um órgão do setor público é agraciado. "Nós não nos inscrevemos para a premiação. O projeto da BHTrans foi indicado por membros que já participaram em outras edições. Foi uma indicação espontânea, o que nos encheu de alegria", enfatizou a coordenadora.

(foto: BHTrans/Divulgação)
(foto: BHTrans/Divulgação)
A rota cicloviária foi implantada em julho de 2020 e liga a região Leste à região Oeste da cidade. O objetivo é oferecer uma opção de mobilidade segura na pandemia. No total, são cerca de 30 km de extensão ligando a região do Barreiro à avenida dos Andradas, no bairro São Geraldo - entre trechos de ciclovia que já existiam anteriormente e as ciclofaixas temporárias.

Segundo a BHTrans, o totem de contagem de ciclistas, instalado na esquina das Avenidas Bernardo Monteiro e Afonso Pena, registrou o maior número de ciclistas, em janeiro de 2021, desde sua instalação, em julho de 2016. Foram contadas 9.250 passagens de ciclistas no local, um aumento de 41% em relação a janeiro de 2020. As ciclofaixas temporárias têm sinalização com pinturas, cones e balizadores.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade