Publicidade

Estado de Minas IMPASSE

MPF tenta impedir leilão da área do Cercadinho entre BH e Nova Lima

Para o órgão, que entrou com uma ação civil pública, a região é de grande importância ecológica e cultural


postado em 09/03/2022 21:10 / atualizado em 09/03/2022 21:10

(foto: Paulo Baptista/ICMBio/Reprodução)
(foto: Paulo Baptista/ICMBio/Reprodução)
O Ministério Público Federal em Minas Gerais entrou com uma ação civil pública para que a região da Estação Ecológica do Cercadinho, localizada entre Belo Horizonte e Nova Lima, não seja leiloada.

O leilão organizado pelo Programa Incorpora Brasil - Fundos Imobiliários Federais, do Ministério da Economia, está previsto para o dia 23 deste mês. Pelo menos 38 propostas já foram feitas pela região.

Segundo o MPF, o trecho que está sendo oferecido é próximo à Serra do Curral e faz parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Além disso, a área é importante para garantir o reabastecimento de água do aquífero responsável pela oferta de água de toda a Região Metropolitana.

Além disso, o MPF ressaltou que a venda do local também vai acarretar na perda cultural do ramal Ferroviário Águas Claras implantado na década de 1970. A ferrovia está desativada, mas era útil para ligar a cidade de Brumadinho à antiga Estação. Há a intenção dos compradores de retirar a ferrovia e construir uma rodovia no local.

Em outros momentos, projetos que visam a preservação da região também já foram propostos. Uma dessas ideias é a criação de um trem turístico que ligue Brumadinho a Belo Horizonte aproveitando os trilhos já instalados.

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte o Projeto de Lei nº 270/2017 propunha a criação de um Parque Linear, mas a ideia foi vetada pela prefeitura. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse que o texto não foi sancionado pois a área é da União.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade