Publicidade

Estado de Minas OPORTUNIDADE

Prefeitura de BH abre vagas para cursos gratuitos de gastronomia

São 250 vagas para aulas on-line, com opções para os turnos da manhã ou da noite


postado em 31/05/2022 10:27 / atualizado em 01/06/2022 11:23

(foto: Mariana Correa/Divulgação)
(foto: Mariana Correa/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte abrirá as inscrições para dois novos cursos do projeto "Gastronomia para Todos: técnica e conceitos", sendo um deles específico para a temática de confeitaria. Ao todo serão 250 vagas oferecidas gratuitamente. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 14h desta quarta-feira (1º de junho), nos sites www.pbh.gov.br/gastronomiaparatodos (Gastronomia) ou www.pbh.gov.br/gastronomiaparatodos/confeitaria (Confeitaria).

Após a grande procura nas três primeiras edições, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu expandir o projeto. E a novidade desta edição é uma modalidade de curso voltada para as técnicas e conceitos da Confeitaria.

"Belo Horizonte também se destaca pela qualidade dos seus doces, bolos, roscas e quitandas, tão apreciadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. Fizemos um levantamento dentre os 600 participantes que já passaram pelo curso e notamos que mais de 70% dessas pessoas lidam com a produção e comercialização de bolos e doces. Decidimos, então, nesta nova etapa, buscar um conteúdo específico sobre o tema e incentivar este nicho de mercado", explica Cláudio Chaves Beato Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O curso "Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos" foi criado em 2021, com o objetivo de oferecer desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação. Trata-se de uma oportunidade para aqueles que buscam qualificar as suas práticas na gastronomia, qualificar a gestão do seu negócio e estabelecer uma nova rede de contatos entre profissionais da área.

Durante a pandemia de Covid-19, o ramo alimentício se apresentou como uma importante possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades de trabalho, geração de empregos e renda extra para os belo-horizontinos. Os alunos empreendedores que já passaram pelo curso atuam em segmentos diversos, como padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, além de comidas light e fitness. Parte dos alunos são microempreendedores individuais e têm desenvolvido produtos gastronômicos de destaque e com diferenciais artesanais.

Histórias de transformação

A qualificação profissional pode alavancar carreiras e transformar a trajetória de alguém. Em um contexto de distanciamento, provocado pela pandemia, as três primeiras edições do curso "Gastronomia para Todos: técnica e conceitos" possibilitaram que alunos iniciantes no ramo pudessem conviver com profissionais de longa trajetória no setor gastronômico.

"A interação entre os participantes nos surpreendeu, pois encontramos histórias de pessoas que cozinhavam por hobby e, diante da demanda de vizinhos, que também estavam isolados, começaram a criar uma rede de vendas, se organizaram e se estruturaram como um pequeno negócio", conta Camilla Freitas, diretora de Projetos estratégicos e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

As trocas entre professores e alunos vão além das receitas e ingredientes. Os debates abordam também técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo, além das melhores práticas de manipulação de alimentos, formação de preços e lições de empreendedorismo.

Curso "Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos" - Com o Chef Edson Puiati
Data: 14/06 a 26/07/2022
Aulas: 2 vezes por semana 
Turnos: manhã (das 8h às 11h) ou noite (das 19h às 22h)
200 vagas disponíveis

Curso "Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos da Confeitaria" - Com a Chef Mariana Correa
Data: 9/6 a 28/7/2022
Aulas: Quintas-feiras - 19h às 22h
50 vagas disponíveis

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade