Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Garis de BH usam técnicas de rapel para limpar o Arrudas

Trecho entre os bairros Santa Efigênia e Alto Vera Cruz passará por limpeza. A expectativa é que sejam retiradas mais de 60 toneladas de lixo


postado em 07/08/2022 21:28 / atualizado em 07/08/2022 21:43

(foto: Divino Advincula/PBH/Divulgação)
(foto: Divino Advincula/PBH/Divulgação)
A operação de limpeza do Arrudas que começa nesta semana vai contar com 16 garis e tem previsão de acontecer até o final de agosto, quando será limpo o trecho localizado na região do bairro Alto Vera Cruz, informa a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Os trabalhos vão começar na avenida dos Andradas, no ponto localizado debaixo da passarela que dá acesso à estação Santa Efigênia do Metrô, próxima ao Boulevard Shopping.

A limpeza seguirá pelo leito do ribeirão em direção ao Alto Vera Cruz e vai contar com o suporte do Corpo de Bombeiros. "A limpeza do Ribeirão Arrudas, na avenida dos Andradas, é uma operação com alto nível de complexidade. Ela exige garis treinados em técnicas de rapel e orientação do Corpo de Bombeiros. Eles precisam descer da pista da avenida Andradas até o leito do rio, percorrendo uma altura de aproximadamente 7 metros, recolher o lixo e transportá-los até a avenida, para que depois sejam colocados no caminhão e levados até o aterro sanitário", explica a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende.

A expectativa é que, ao final da limpeza, sejam retiradas mais de 60 toneladas de lixo. Entre os resíduos normalmente recolhidos estão colchões, geladeiras, armários de cozinha, guarda-roupas, animais mortos, tanquinho de lavar roupa, sacos de lixo e garrafas pet. Todo esse material será levado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

Para Erika Resende, é necessário que todos colaborem para a manutenção da limpeza no Ribeirão Arrudas, não descartando lixo no curso d'água e em suas margens. Ele explica que as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, e móveis velhos, entre outros. "É preciso que a população dê a destinação correta aos resíduos", observa.

Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia para as URPVs. Atualmente Belo Horizonte conta com URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura, neste link.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade