Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Por que o dia 15 de agosto é feriado em Belo Horizonte?

A data é confundida com o aniversário da cidade, que é em dezembro


postado em 09/08/2023 14:55 / atualizado em 09/08/2023 14:59

Muitas pessoas confundem os dias 15 de agosto e 8 de dezembro com o aniversário de BH, que na verdade é dia 12 de dezembro(foto: Pixabay)
Muitas pessoas confundem os dias 15 de agosto e 8 de dezembro com o aniversário de BH, que na verdade é dia 12 de dezembro (foto: Pixabay)
O dia 15 de agosto consta no calendário oficial de Belo Horizonte como feriado municipal. Mas o motivo disso é desconhecido por muitos moradores da capital. E há, ainda, quem faça confusão com a data, acreditando ser aniversário da cidade.

A verdade é que esse feriado do dia 15 em Belo Horizonte é uma tradição católica, o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, santa padroeira de BH, conforme explica o site da Arquidiocese de Belo Horizonte. A página destaca que o 15 de agosto também é conhecido na Igreja como Dia da Assunção de Nossa Senhora, que "representa a crença dos fiéis de que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes", diz o texto online.

De acordo com o site da emissora de TV católica Canção Nova, o termo Assunção de Nossa Senhora significa que "Deus reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos de Maria". 

Aniversário de BH e feriado em dezembro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade