
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a medida faz parte das obras de ampliação da estrutura viária na região, que incluem a construção das bases de sustentação para o alargamento das pistas do viaduto. A previsão é que essa etapa das intervenções siga até novembro.
Durante o período, agentes da Unidade Integrada de Trânsito — composta por BHTrans, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar — vão monitorar o tráfego. Faixas informativas e placas de sinalização também foram instaladas para orientar motoristas e pedestres.
Ainda, conforme a PBH, durante as obras, as pistas centrais que ligam a cidade ao Rio de Janeiro e à Avenida Nossa Senhora do Carmo seguirão liberadas para o tráfego.
Entenda as obras
A intervenção tem como objetivo melhorar a mobilidade em um dos pontos mais críticos do trânsito de Belo Horizonte. Entre os serviços previstos estão:
- Alargamento do viaduto atual, que passará de cinco para seis faixas de rolamento, com reconstrução das barreiras de concreto;
- Construção de uma nova estrutura com três vãos, utilizando vigas pré-moldadas — dois de 9,25 metros nas extremidades e um de 35,40 metros no centro;
- Readequação das alças e ramos de acesso, integrando a nova configuração da avenida Raja Gabaglia;
- Implantação de uma nova faixa de circulação entre o trevo e a praça Marcelo Góes Menicucci, no sentido Nova Lima/Belo Horizonte, aumentando a capacidade para três faixas.