
O prefeito Álvaro Damião participou da inauguração do local e ressaltou a importância da biblioteca como equipamento cultural. “Incentivar as crianças a ler é fundamental, e a Prefeitura tem esse papel. É um equipamento moderno, lindo, pensado em todas as crianças. A internet não vai ter nunca o que o livro oferece. A experiência de folhear, só o livro vai oferecer. E o cheiro do livro? É isso que encanta”, afirmou.
Com o dobro da área em relação à antiga sede, a biblioteca agora conta com a Bebeteca, dedicada ao público de até três anos, um espaço infantil planejado para a primeira infância e uma sala multiuso com capacidade para 40 pessoas. O espaço pode receber oficinas de leitura e escrita, narração de histórias, palestras e encontros com autores.
Outras novidades incluem a Gibiteca, a Coleção Especial, a Sala de Processamento Técnico e áreas de alimentação e banheiros infantis, com fraldário. O prédio histórico, atualmente em processo de tombamento, também recebeu pintura, drywall e plotagens assinadas pelas ilustradoras Carol Fernandes, Carol Rossetti e Anna Cunha.
A segunda fase da reforma prevê melhorias acústicas e climatização para preservar o acervo da Coleção Especial. Atualmente, a biblioteca abriga cerca de 27 mil itens entre livros, gibis e materiais de pesquisa.
Tradição
Criada em 1991, a BPIJ-BH se consolidou como referência nacional na formação de leitores, além de ser fonte de pesquisa em literatura, educação e artes. Em mais de três décadas de funcionamento, promoveu rodas de leitura, saraus, oficinas, debates, e encontros com autores, sempre com foco no público infantojuvenil.