
A medida busca atender à crescente demanda dos usuários por corridas compartilhadas, ampliando a capacidade dos veículos e oferecendo mais conforto aos passageiros. Atualmente, Belo Horizonte conta com 130 táxis-lotação em operação nessas rotas.
De acordo com a diretora de Planejamento e Controle da Mobilidade da Sumob, Gabriela Pereira Lopes, o objetivo é avaliar a viabilidade do novo modelo. “Vamos monitorar toda a operação e avaliar, junto aos usuários, possíveis mudanças nos tempos de embarque e desembarque, além da facilidade de acesso aos bancos adicionais e à viagem como um todo”, explica.
Ampliação de itinerário
O projeto se soma a outra iniciativa recente da prefeitura. No mês passado, também em caráter experimental e com validade de 90 dias, a PBH autorizou a extensão do itinerário do serviço de táxi-lotação da Avenida Afonso Pena para o bairro Serra.
Com a mudança, o trajeto passou a incluir vias como a Avenida Bandeirantes, as ruas Trifana, Serranos, Angustura, Capivari, Dr. Alípio Goulart, da Passagem, Desembargador Mário Matos, Corinto e Henrique Passini, além da Avenida do Cardoso, na altura da Praça do Cardoso.
As duas medidas fazem parte das ações da Sumob para testar novas soluções de mobilidade e adaptar o transporte coletivo às dinâmicas urbanas de Belo Horizonte, especialmente em áreas de grande circulação.