
Promovida em parceria com o Clube Atlético Mineiro e o Instituto Galo, a feira contará com cerca de 40 cães e gatos disponíveis para adoção, todos em busca de um novo lar. O evento integra a programação do Movimenta Arena de Férias, que oferece atividades gratuitas como oficina de pipa, xadrez, práticas esportivas, além de espaço kids e distribuição de pipoca e picolés.
As feiras presenciais fazem parte da política municipal de adoção responsável e complementam a atuação da plataforma virtual do AdotaBH, que conecta moradores da capital, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), protetores independentes e órgãos públicos municipais. Em 2025, o programa contabilizou 307 adoções, sendo 24 delas realizadas em eventos presenciais.
Para a subsecretária de Bem-Estar Animal, Maria Clara Rêgo, as feiras têm papel fundamental na criação de novos vínculos entre animais e tutores. “Em 2025, cada adoção foi uma chance concreta de recomeço. Quando promovemos uma feira, não estamos apenas oferecendo animais para adoção, estamos conectando histórias, criando vínculos e mostrando que a adoção responsável transforma as vidas dos animais e das pessoas. É uma ação que une empatia, compromisso e política pública”.
Além de garantir um lar para animais resgatados, a adoção contribui para a redução de acidentes em vias públicas, o controle de zoonoses e a melhoria da qualidade de vida na cidade. Em dezembro de 2025, o programa AdotaBH também oficializou seu novo mascote: o cavalo Trovão, escolhido por voto popular em enquete virtual promovida pela SMMA.