Estado de Minas RECORDE

Carnaval de BH pode ter superado os 6 milhões de foliões, segundo a Belotur

Balanço inicial aponta recorde de público, hotéis com 98% de ocupação e festa marcada por diversidade cultural, segurança e fortalecimento da produção local


postado em 19/02/2026 07:54 / atualizado em 19/02/2026 08:03

A ocupação hoteleira chegou a 98% na região central da cidade(foto: Alexandre Guzanshe/Belotur )
A ocupação hoteleira chegou a 98% na região central da cidade (foto: Alexandre Guzanshe/Belotur )
Belo Horizonte viveu um dos maiores carnavais da sua história. Segundo balanço inicial da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), divulgado nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), a festa pode ter superado a marca de 6 milhões de foliões nas ruas, com grandes blocos, diversidade cultural e público de todo o Brasil e do mundo. 

Blocos como o Marinada, da cantora Marina Sena, que reuniu um público estimado em quase 300 mil pessoas em um único cortejo, são parte do motivo dessa estimativa recorde. 

Segundo Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur, cerca de R$ 6 milhões foram destinados pela Prefeitura de BH como subsídio exclusivo para escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua no Carnaval. Ele destacou que não houve qualquer investimento, contratação ou negociação do município com artistas de renome nacional, reforçando que todo o recurso público foi direcionado às produções locais.

A ocupação hoteleira chegou a 98% na região central da cidade, impulsionada não apenas por turistas brasileiros, mas também por estrangeiros que chegaram para curtir a folia. 

Do ponto de vista da segurança, o Carnaval foi considerado positivo e sem ocorrências graves registradas, de acordo com o monitoramento da Belotur e das forças de segurança municipal. O balanço da Polícia Militar deve ser divulgado nesta quinta (19).

“A festa ainda não acabou, ainda temos alguns blocos nos próximos dias, mas o que já posso dizer é que tudo correu muito bem. Apesar dos fechamentos de vias, das atrações e blocos, a cidade fluiu, a cidade de alguma forma fluiu bem", anunciou Eduardo Cruvinel.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação