Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Cientistas descobrem material mais forte do Universo

A densidade dele é 10 bilhões de vezes maior que a do aço


postado em 17/09/2018 15:42 / atualizado em 17/09/2018 15:47

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um novo estudo recém divulgado revela que a substância denominada pasta nuclear pode ser 10 bilhões de vezes mais rígida que o aço. Esse raro componente, que os astrônomos acreditam ser originado de estrelas de nêutros "mortas" ultradensas, pode ser mais rígido do que qualquer outro material conhecido no Universo. Isso segundo pesquisa publicada na revista científica Physical Review Letters.

Para se ter uma ideia, os cientistas acreditam que a força necessária para quebrar a pasta nuclear seja 10 bilhões de vezes maior do que a empregada para romper o aço. "Este é um número absurdamente alto, mas o material também é muito, muito denso, o que ajuda a torná-lo mais forte", esclarece o pesquisador Charles Horowitz, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, coautor do estudo, em entrevista para o site americano Science News.

A densidade da pasta nuclear é incrivelmente elevada, sendo cerca de 100 trilhões de vezes maior do que a da água. Os pesquisadores usaram simulações de computador para esticar lâminas desse material e estudar como ele reagia. Pressões extremamente altas eram requeridas para deformar a substância e a pressão necessária para quebrá-la era maior do que a usada para quebrar qualquer outro material conhecido.

Simulações anteriores já haviam revelado a força da crosta externa de uma estrela de nêutrons, mas em relação ao interior do astro, onde se localiza a pasta nuclear, ainda era um território considerado inexplorado. "Agora, podemos ver que a crosta interna é muito mais forte", afirmam os cientistas no artigo de divulgação do estudo.

Vale lembrar que as estrelas de nêutrons são formadas quando sol moribundo explode, deixando um remanescente rico em nêutrons comprimido a pressões extremas devido às forças gravitacionais poderosas, resultando em materiais com propriedades estranhas.

Os cientistas esperam que, no futuro, com a ajuda do observatório de ondas gravitacionais com interferometria a laser (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory ou LIGO), seja possível confirmar a existência de material extremamente forte nas crostas das estrelas de nêutrons.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade