Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Quer eliminar as pedras nos rins? Ande de montanha-russa

Estudo curioso associa o brinquedo radical a esse problema doloroso


postado em 19/09/2018 15:40 / atualizado em 19/09/2018 16:13

Estudo descobre que andar na Big Thunder Mountain, montanha-russa que fica na Walt Disney World (EUA), pode ajudar a eliminar pedras nos rins(foto: Walt Disney World/Divulgação)
Estudo descobre que andar na Big Thunder Mountain, montanha-russa que fica na Walt Disney World (EUA), pode ajudar a eliminar pedras nos rins (foto: Walt Disney World/Divulgação)

Quem já teve pedra nos rins sabe da dor alucinante que o problema costuma gerar. Além do consumo de remédio, uma das formas de ajudar o organismo a eliminar as pedras é por meio da ingestão adequada de água. Mas, segundo um estudo recente, que acabou de vencer o prêmio Ig Nobel de Medicina – é uma paródia do Nobel –, andar de montanha-russa também é uma forma de tratar a doença.

Apesar de ser uma premiação com alta carga de humor, o Ig Nobel gera publicidade para pesquisas científicas reais, que foram publicadas em revistas oficias, mas que apresentam caráter estranho, bizarro ou improvável.

No caso das pedras nos rins, a descoberta de que o brinquedo radical seria um "ótimo remédio" se deu graças ao estudo do professor David Wartinger, da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Ele faz parte do departamento de Especialidades Cirúrgicas Osteopáticas e conduziu um estudo piloto para avaliar se as histórias que ouvia dos pacientes eram verdadeiras.

A curiosa pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of American Osteopathic Association em setembro deste ano. "Basicamente, eu tinha pacientes me dizendo que depois de andar na montanha-russa, em especial no paque da Disney, foram capazes de expelir pedra nos rins. Tive até um paciente que disse que eliminou três pedras diferentes depois de andar várias vezes no brinquedo", comenta David Wartinger no artigo de divulgação do estudo.

Usando um modelo 3D de um rim, contendo três pedras menores que quatro milímetros, o cientista andou 20 vezes na Big Thunder Mountain, montanha-russa que fica na Walt Disney World, na Flórida (EUA). Seus resultados iniciais validaram os relatos dos pacientes.

"No estudo piloto, sentar no último carro da montanha-russa mostrou uma taxa de eficiência de 64%, enquanto nos primeiros carros a taxa de sucesso foi de apenas 16%", afirma Wartinger.

Posteriormente, no estudo expandido, conduzido em parceria com o pesquisador Mark Mitchell, da mesma universidade, o experimento foi conduzido usando múltiplos modelos de rins, que eram carregados pelos cientistas. Eles descobriram resultados ainda melhores enquanto estavam sentados na parte de trás da montanha-russa, com uma taxa de eliminação de pedras de quase 70%. Eles também verificaram uma taxa de 100% caso as pedras estivessem localizadas na câmara superior do rim.

"Ao todo, usamos 174 pedras nos rins de diferentes formas, tamanhos e pesos para ver se cada modelo funcionava no mesmo trajeto e em outras duas montanhas-russas. A Big Thunder Mountain foi a única que funcionou. Tentamos na Space Mountain e na Rock 'n' Roller Coaster do Aerosmith e ambas falharam", comenta David Wartinger também no artigo científico recém publicado.

Apesar dos resultados, o pesquisadro lembra que para pedras maiores do que cinco milímetros, o recomendado é a intervenção cirúrgica intitulada litotripsia ou litotrícia. "O problema é que a litotrícia pode deixar fragmentos da pedra no rim, o que pode resultar em outra pedra. A melhor maneira de evitar isso é tentar entrar em uma montanha-russa depois de um tratamento, quando os fragmentos ainda são pequenos", comenta o pesquisador americano.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade