Estado de Minas ALERTA

Eixo de rotação da Terra está mudando

Aquecimento global seria o responsável pela mudança

postado em 22/10/2018 09:20 / atualizado em 22/10/2018 09:35

(foto: Pixabay)

Uma equipe internacional de cientistas, liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Agência Espacial Norte-America (Nasa), fez medições astronômicas e geológicas e descobriu que a posição do eixo de rotação da Terra se deslocou durante o século XX pela crosta terrestre em direção a Labrador, no Canadá, a uma velocidade média de 0,9 cm por ano. A compreensão das origens desse movimento ajuda a entender o clima do planeta, pois diz respeito ao balanço da massa de gelo nas calotas polares e ao aumento do nível do mar.

O estudo foi publicado na revista científica Earth and Planetary Science Letters no dia 13 de setembro e mostra que a mudança no eixo de rotação da Terra pode estar ligada ao aquecimento global, devido ao derretimento do gelo presente nos polos. Esta ação, que é registrada nas duas calotas polares do planeta, está provocando uma sobrecarga lateral na Terra, o que faz com que a rotação sobre o seu próprio eixo seja menos estável.

"Qualquer massa que esteja a 45º em relação ao Polo Norte, como a Groenlândia, ou em relação ao Polo Sul, como é o caso da Patagônia, da Argentina, quando se desloca, tem um maior impacto na alteração do eixo sobre o qual a Terra se desloca", dizem os pesquisadores no artigo recém publicado.

O aumento na temperatura do planeta, em razão do aumento da emissão de gases do efeito estufa, é considerado o principal motivo para que a Groenlândia, entre o anos 1900 e 2000, ter perdido uma massa equivalente a 7,5 bilhões de toneladas de gelo, que foi parar nos oceanos, afetando, assim, a estabilidade de rotação da Terra.

Com a exposição das rochas, que antes eram cobertas de gelo, a pressão exercida sobre elas também mudou.

Por fim, a equipe de cientistas explica que a chamada convecção do manto terrestre, responsável pelo movimento das placas tectônicas na superfície do planeta, também vem sofrendo mudança em virtude do aumento da temperatura no núcleo da Terra.