Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Eixo de rotação da Terra está mudando

Aquecimento global seria o responsável pela mudança


postado em 22/10/2018 09:20 / atualizado em 22/10/2018 09:35

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Uma equipe internacional de cientistas, liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Agência Espacial Norte-America (Nasa), fez medições astronômicas e geológicas e descobriu que a posição do eixo de rotação da Terra se deslocou durante o século XX pela crosta terrestre em direção a Labrador, no Canadá, a uma velocidade média de 0,9 cm por ano. A compreensão das origens desse movimento ajuda a entender o clima do planeta, pois diz respeito ao balanço da massa de gelo nas calotas polares e ao aumento do nível do mar.

O estudo foi publicado na revista científica Earth and Planetary Science Letters no dia 13 de setembro e mostra que a mudança no eixo de rotação da Terra pode estar ligada ao aquecimento global, devido ao derretimento do gelo presente nos polos. Esta ação, que é registrada nas duas calotas polares do planeta, está provocando uma sobrecarga lateral na Terra, o que faz com que a rotação sobre o seu próprio eixo seja menos estável.

"Qualquer massa que esteja a 45º em relação ao Polo Norte, como a Groenlândia, ou em relação ao Polo Sul, como é o caso da Patagônia, da Argentina, quando se desloca, tem um maior impacto na alteração do eixo sobre o qual a Terra se desloca", dizem os pesquisadores no artigo recém publicado.

O aumento na temperatura do planeta, em razão do aumento da emissão de gases do efeito estufa, é considerado o principal motivo para que a Groenlândia, entre o anos 1900 e 2000, ter perdido uma massa equivalente a 7,5 bilhões de toneladas de gelo, que foi parar nos oceanos, afetando, assim, a estabilidade de rotação da Terra.

Com a exposição das rochas, que antes eram cobertas de gelo, a pressão exercida sobre elas também mudou.

Por fim, a equipe de cientistas explica que a chamada convecção do manto terrestre, responsável pelo movimento das placas tectônicas na superfície do planeta, também vem sofrendo mudança em virtude do aumento da temperatura no núcleo da Terra.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade