Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Saiba quais regiões da Terra podem sofrer com a seca no futuro

Escassez hídrica seria decorrente do aquecimento global


postado em 03/10/2018 10:33 / atualizado em 03/10/2018 10:46

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Em meio às constantes discussões acerca dos efeitos do aquecimento global, cientistas chineses descobriram quais regiões do planeta são mais vulneráveis às secas causadas pelo fenômeno do aumento das temperaturas médias no mundo. Com isso, o acesso à água será dificultado.

Segundo comunicado divulgado pelo site americano de notícias científicas Phys.org, pesquisadores utilizaram um modelo teórico que descreve os estados do ciclo de água na natureza em condições climáticas normais, chegando ao resultado do que aconteceria em diferentes cenários em conformidade com o Acordo de Paris, que tenta limitar o aumento das temperaturas a 1,5º C.

Caso o objetivo seja atingido, a redução de água será moderada em várias partes do mundo. No entanto, os especialistas chineses destacam que as regiões mais influenciadas serão a Ásia Setentrional, África Meridional, Europa Meridional, Mediterrâneo, Groenlândia, Islândia e Alasca.

Ao mesmo tempo, em caso de um aumento mais significativo de temperatura média, os recursos hídricos se esgotariam ao redor do globo, afetando pelo menos 117 milhões de pessoas.

Em setembro, um grupo internacional de pesquisadores revelou que o derretimento do permafrost (camada de solo permanentemente congelado) e a emissão de carbono reduziram a quantidade permitida de dióxido de carbono na atmosfera a quase zero. Segundo o estudo, exceder o volume de emissões de gases do efeito estufa poderia causar inevitavelmente uma catástrofe climática.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade