Estado de Minas SAÚDE

Cientistas criam exame que detecta câncer em 10 minutos

Pesquisa inovadora foi realizada na Austrália

postado em 05/12/2018 09:49 / atualizado em 05/12/2018 09:52

(foto: Pexels)

Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, promete revolucionar as formas de diagnosticar o câncer. Os cientistas australianos conseguiram desenvolver um exame que, em apenas 10 minutos, é capaz de detectar a presença de células cancerosas no organismo. O estudo inovador foi publicado na revista científica Nature Communications. A informação foi divulgada pela agência espanhola de notícias EFE.

O novo método de detecção, segundo o artigo científico, analisa as diferenças entre o DNA das células normais e das afetadas pelo tumor.

Num ser humano sadio, nas células maduras, o código genético sofre modificações por meio de um processo chamado metilação – já faz parte da programação do DNA. Por outro lado, a informação genômica das células cancerosas é significativamente diferente, o que permite a detecção.

A equipe da Universidade de Queensland foi liderada pelo cientista Matt Trau, que concluiu que a diferença no processo de metilação das células cancerosas influi nas propriedades físicas e químicas do DNA. Com isso, os pesquisadores utilizaram esse comportamento distinto para desenvolver um exame que permite detectar o câncer a partir da análise de uma pequena quantidade de material genético do paciente e cujo resultado sai em 10 minutos.

O teste foi aplicado em 103 amostras humanas de DNA, das quais 72 pertenciam a pessoas com câncer e 31 de indivíduos sadios.

Ainda assim, os cientistas alertam que, como ainda estão na fase de desenvolvimento do novo diagnóstico, por enquanto só é possível detectar a presença de células cancerosas e não o tipo ou o estágio da doença.

(com Agência EFE e Agência Brasil)