Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Novo vírus perigoso é descoberto na China

O potencial infeccioso dele é parecido com o temido ebola


postado em 09/01/2019 10:42 / atualizado em 09/01/2019 10:42

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Um grupo de cientistas da Escola de Medicina Duke-NUS, da Universidade de Duke, dos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Cingapura, em parceria com a Academia de Ciências da China, descobriu um novo vírus, denominado Mengla, presente numa espécie de morcegos chineses, que tem características semelhantes às dos vírus ebola e Marburg e, consequentemente, potencial para infectar humanos e até causar uma pandemia.

Os achados foram publicados na última segunda, dia 7 de janeiro, na renomada revista científica Nature.

Os pesquisadores acreditam que esse microrganismo tem um alto potencial de se propagar entre diferentes espécies, podendo aumentar o risco de futuros surtos de doenças letais nos seres humanos, que resultariam na morte de metade das pessoas infectadas, embora, até agora, o vírus tenha sido encontrado apenas em morcegos do gênero Rousettus.

"Estudar a diversidade genética e a distribuição geográfica dos filovírus [família à qual pertence o ebola] transmitidos por morcegos é muito importante, uma vez que podem causar doença infecciosa capaz de afetar o público em geral, sem aviso prévio, com consequências devastadoras", comenta o cientista chinês Wang Lin-Fa, um dos autores principais do estudo, em entrevista para o portal americano Science Daily, especializado em notícias científicas.

Devido ao alto risco de mortalidade, já que o Mengla pode levar à falência dos órgãos em questão de horas, os cientistas enfatizam a necessidade de desenvolver estratégias de controle e prevenção com tratamentos eficazes.

Segundo a pesquisa recém publicada, as vias de contágio, em humanos, também são por meio de fluidos corporais, como ocorre com o ebola e o Marburg.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade