Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Mineiros criam jogo para ajudar pacientes com AVC

Harpy Game usa realidade virtual associada à fisioterapia


postado em 25/02/2019 16:55 / atualizado em 25/02/2019 16:58

(foto: Universidade Federal de Uberlândia/Divulgação)
(foto: Universidade Federal de Uberlândia/Divulgação)

No jogo virtual Harpy Game, o jogador controla um gavião-real, espécie de águia brasileira, que voa por diferentes paisagens, em várias fases, até que sejam cumpridos desafios com diferentes níveis de dificuldade. O game foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para ajudar no tratamento de pacientes com sequelas motoras após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A pesquisa que gerou o jogo foi coordenada pelo professor Edgard Lamounier, do curso de Engenharia Elétrica da UFU. A proposta do game consiste na utilização da realidade virtual para a reabilitação dos braços de pacientes que tiveram AVC, mas também pode ser configurada para outros tipos de traumas que exigem reabilitação por fisioterapia, como: quebrar a clavícula, o punho, a bacia, dentre outras.

"O jogo é feito seguindo os protocolos de reabilitação para pacientes que sofreram AVC, e uma vez já configurado o fisioterapeuta apenas deve fazer a adequação do Harpy Game de acordo com as dificuldades motoras do paciente a ser tratado", afirma Lamounier em comunicado enviado à imprensa pela Fapemig.

O game possui cinco fases e cada uma prioriza um tipo de movimento. Na primeira, por exemplo, o jogador precisa controlar o voo do gavião-real com os movimentos dos braços, que guiam o personagem para a direita, esquerda, para cima e para baixo. Na sequência, é o momento de trabalhar os cotovelos e, nesta fase, o paciente realiza movimentos com os braços ao atravessar anéis virtuais. Na terceira fase é a vez do gavião pescar e nesta atividade o paciente aprende a esticar e dobrar o membro lesionado. "Assim vai até o final do jogo. São cinco fases, que ajudam de forma divertida e muito séria o paciente a realizar a reabilitação", comenta o professor.

Além de ajudar na reabilitação, o jogo se destaca por sua portabilidade. Neste caso, para funcionar, é preciso apenas um computador com o dispositivo instalado e um bracelete que gera a a sensação de movimento, "transportando" o paciente para o mundo virtual. Desta forma, o Harpy Game pode ser usado até mesmo dentro do quarto do hospital logo após um episódio de AVC. "Isto aumenta muito a margem de recuperação total ou quase total do paciente, pois o tempo aqui para a reabilitação é fundamental", diz Edgard Lamounier à Fapemig.

Outra vantagem da tecnologia, de acordo com o pesquisador, é a possibilidade de levar o jogo para locais remotos onde a escassez de equipes multidisciplinares para realizar o tratamento é uma realidade. "Uma vez que ele já possui a configuração especifica, basta que o profissional de fisioterapia faça a adaptação de acordo com a necessidade do paciente. Isto, diminuiria a taxa de tratamento fora domicílio, por exemplo, em função do deslocamento para o tratamento de saúde e aumentaria as chances de reabilitação do membro", ressalta o professor da UFU.

(com assessoria de imprensa da Fapemig)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade