Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Listras das zebras não servem apenas para camuflagem

Estudo descobre que esse padrão protege os animais de insetos


postado em 11/03/2019 07:59 / atualizado em 11/03/2019 08:09

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

As listras que tornam as zebras tão simpáticas e inconfundíveis servem de camuflagem para se protegerem de predadores em meio às savanas da África, mas podem ter outra função muito importante para o bem estar desses equinos, de acordo com pesquisadores das universidades da Califórnia (Estados Unidos) e de Bristol (Inglaterra).

Os cientistas descobriram que o padrão alvinegro – "marca registrada" das zebras – são capazes de deixar moscas e mosquitos confusos. Deste modo, os insetos não as incomodam. Os resultados do estudo foram publicados no dia 20 de fevereiro no periódico científico Plos One.

Segundo o jornal australiano Sydney Morning Herald, que divulgou a descoberta, os pesquisadores fizeram vídeos detalhando a trajetória das moscas ao se aproximarem de zebras e cavalos, para efeito de comparação.

A partir disso, eles descobriram que elas chegam mais facilmente até a pele dos cavalos, mas têm um comportamento diferente em relação às zebras. "Neste caso, elas tendem a se afastarem ou acabam esbarrando nas zebras, o que não acontece com os cavalos, que têm cores uniformes e sólidas. Isso indica que as listras podem atrapalhar as habilidades das moscas de manter a aterrissagem controlada", explica o biólogo Tim Caro, um dos autores da pesquisa, ao periódico da Austrália.

Na verdade, os cientistas já desconfiavam dessa hipótese ao observarem que as moscas "atacavam" muito mais os cavalos do que as zebras. O estudo foi realizado para confirmar a teoria de que as listras são as responsáveis por esse comportamento diferenciado.

De acordo com Tim Caro, o motivo para isso acontecer seria a visão em baixa resolução das moscas, que faz com que as listras das zebras se transformem em objetos ofuscantes para os insetos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade