Estado de Minas SAÚDE

Muco presente nos peixes poderá virar antibiótico

Substância se mostrou eficaz contra bactéria e fungo, segundo estudo

postado em 02/04/2019 09:11 / atualizado em 02/04/2019 09:14

(foto: Pexels)

Um estudo divulgado no encontro anual da Sociedade Americana de Química, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, entre março e abril, revela que uma substância presente na parte externa dos peixes pode ser usada para criação de novos antibióticos. O muco se mostrou eficaz contra bactérias resistentes como a Staphylococcus aureus, considerada oportunista e que pode levar a infeções graves.

A substância viscosa é uma proteção natural dos peixes contra agentes patogênicos externos, como bactérias, fungos e vírus, que estão presentes na água. O muco forma uma espécie de "capa" protetora, impedindo que os micro-organismos penetrem nos tecidos. Conforme a pesquisa recém divulgada, o líquido é composto por polissacarídeos (tipo de carboidrato) e peptídeos (biomoléculas que agregam aminoácidos) com propriedades antibacterianas.

O estudo, realizado por cientistas das universidades de Oregon e da Califórnia, ambas dos EUA, foi liderado pela pesquisadora Sandra Loesgen e isolou amostras de muco de peixes, retiradas tanto de espécies de águas profundas como de regiões costeiras. A substância foi testada em 47 tipos diferentes de bactérias, sendo capaz de inibir a Staphylococcus aureus, responsável por muitas infeções hospitalares, e o fungo Candida albicans, que provoca doenças como a candidíase.

Os pesquisadores estudaram o muco de peixes jovens, capturados na costa do sul da Califórnia, por terem o sistema imunológico menos desenvolvido do que o dos adultos e por estarem revestidos por uma camada mais espessa da substância.

Segundo Sandra Loesgen, citada por um comunicado da Sociedade Americana de Química, o novo composto poderá ter outras aplicações, como na redução do uso de antibióticos na indústria da aquacultura e na criação de substâncias ativas especificamente dirigidas aos agentes patogênicos associados a espécies especificas de peixes.

No entanto, a cientista lembra que ainda há muito trabalho a ser feito, especialmente em relação à identificação das bactérias e dos compostos orgânicos que estão naturalmente presentes na camada externa dos peixes e que não fazem parte de um mecanismo de defesa.