Publicidade

Estado de Minas CONHECIMENTO

UFMG convida população para comemorar o Dia Nacional da Ciência

Atividades gratuitas serão promovidas na Praça da Estação, em BH


postado em 03/07/2019 17:18 / atualizado em 08/07/2019 15:56

O Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador são comemorados no dia 8 de julho, mas a atividades foram antecipadas para o dia 6, em BH(foto: Pixabay)
O Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador são comemorados no dia 8 de julho, mas a atividades foram antecipadas para o dia 6, em BH (foto: Pixabay)
O Centro de Referência da Juventude e seu entorno, na Praça da Estação, em BH, é o palco escolhido para as celebrações do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional do Pesquisador, ambos comemorados no dia 8 de julho. O evento, promovido pela UFMG, ocorre na capital mineira no sábado (dia 6) para que a população possa aproveitar melhor as ações.

De acordo com a diretoria de Divulgação Científica e a Pró-Reitoria de Extensão da universidade, estão previstas mais de 80 atividades relacionadas às diversas áreas da Ciência, como saúde, biologia, engenharias, linguística e artes, além das ciêncas Exatas, Agrárias e Sociais.

Ainda segundo a UFMG, as ações incluem palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais e teatrais, incluindo, também, apresentações de robótica e de veículos de competição sustentáveis.

As palestras possuem temas variados, como diversidade dos ácaros, odontologia para pessoas com deficiência, HIV, democracia, eleições, fake news, YouTube e quadrinhos.

Nas oficinas, o público pode aprender sobre fotografiacobras, impressão 3D, plantas medicinais e aromáticas, montagem de luminárias com peças cortadas a laser e observação do Sol com telescópio.

"É uma oportunidade para os cientistas entrarem em contato direto com a sociedade. E nesse momento pelo qual passa o Brasil, em que é colocada em dúvida a relevância da academia e do saber científico, mais do que nunca a data é essencial", destaca Yurij Castelfranchi, diretor de Divulgação Científica da UFMG. "Vamos mostrar que o conhecimento tem efeito imediato na vida de todos, mesmo existindo pessoas que não percebam isso", completa ele.

As atividades comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional do Pesquisador, contam, ainda, com a participação de outras instituições como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Centro Federal de Tecnologia (Cefet-MG), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Santa Casa de Belo Horizonte e Museu de Artes e Ofícios, entre outras.

Serviço:

Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional do Pesquisador
Onde: Centro de Referência da Juventude
Endereço: rua dos Guaicurus, 50, Centro (Praça da Estação)
Data: 6 de julho (sábado)
Horário: 9h às 16h
Entrada gratuita

*Com assessoria da UFMG

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade