Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Bebidas quentes aliviam o calor, conclui estudo realizado no Canadá

Costume indiano motivou pesquisadores da Universidade de Ottawa


postado em 20/09/2019 00:20 / atualizado em 20/09/2019 00:39

Os indianos costumam espantar o calor tomando chá verde quente, mesmo em temperaturas próximas dos 40º, comuns no país asiático(foto: Pixabay)
Os indianos costumam espantar o calor tomando chá verde quente, mesmo em temperaturas próximas dos 40º, comuns no país asiático (foto: Pixabay)
Pode parecer a pior ideia do mundo quando os termômetros passam da casa dos 30º graus, mas uma xícara de chá quente pode ser mais refrescante do que um copo de água gelada. Isso pode ser inusitado para nós, mas não é para os indianos, que costumam espantar o calor tomando chá verde quente, mesmo em temperaturas próximas dos 40º, comuns no país asiático.

Essa técnica é tão controversa que chamou a atenção de pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá. Eles analisaram o processo por trás do costume indiano e descobriram que o segredo está no suor.

Segundo os cientistas, quando bebemos algo quente, o cérebro detecta o aumento da temperatura na boca e no esôfago. A partir disso, o sistema nervoso emite um "comando" para as glândulas sudoríparas, fazendo com que elas trabalhem moderadamente, sem provocar sudorese excessiva. Deste modo, o suor atua cumprindo perfeitamente sua função, que é regulra a temperatura do corpo, ajudando a suportar o calor que vem de fora. 

Ou seja, o costume indiano de tomar chá quente para espantar o calor é eficiente. Entretanto, os cientistas canadenses alertam que a técnica não funciona quando o clima, além de quente, está muito úmido

Outra dica dos pesquisadores da Universidade de Ottawa é utilizar outras bebidas quentes, pois o chá verde é termogênico. Em outras palavras, esse tipo de chá acelera o metabolismo e, por isso, pode causar efeitos indesejados no organismo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade