Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Venenos de animais podem ser utilizados para tratar doenças?

Pesquisas sobre esse tema são desenvolvidas na Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais


postado em 09/10/2019 17:20 / atualizado em 11/10/2019 00:34

Aranhas, cobras e outros animais possuem venenos que podem causar danos à saúde, mas também podem se tornar medicamentos(foto: Pixabay)
Aranhas, cobras e outros animais possuem venenos que podem causar danos à saúde, mas também podem se tornar medicamentos (foto: Pixabay)
Você já ouviu falar em venenos do bem? À primeira vista, parece estranho, mas esse termo é utilizado para designar venenos provenientes de animais, entre eles cobras e aranhas, que têm potencial para serem utilizados como medicamentos para tratar doenças humanas, incluindo hipertensão arterial e disfunção erétil.

Em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolve pesquisas com os venenos do bem. Entre eles, o da aranha armadeira, uma das espécies mais perigosas entre os aracnídeos, responsável, inclusive, pelo maior número de acidentes com animais venenosos no Brasil.

Uma pesquisa desenvolvida pela Funed, em parceria com a UFMG e a Santa Casa de Belo Horizonte descobriu que um dos compostos presentes no veneno da armadeira pode ser utilizado para tratar disfunção erétil. O estudo, segundo a fundação, está em "etapa de validação de resultados", e pode resultar em um medicamento para tratar esse tipo de problema.

Outro exemplo de utilização de veneno do bem vem da cobra surucucu. O pesquisador e coordenador do laboratório do Serviço de Proteômica e Aracnídeos (Spar) da Funed, explica que, a partir do veneno dessa serpente, também foram extraídas substâncias com potencial terapêutico: "As principais propriedades moleculares e biológicas apontam para o tratamento de doenças cardiovasculares", diz o cientista em entrevista ao site da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O estudo sobre o veneno da surucucu foi desenvolvido pela Funed, em conjunto com a Universidade Nacional de São Marcos, do Peru, e a Universidade de Münster, da Alemanha.

A pesquisadora Maria Elena de Lima, da UFMG, que colaborou com os estudos da Funed sobre a aranha armadeira, revela que alguns venenos, inclusive, podem ser utilizados para tratar mais de uma doença, é o caso de um animal marinho chamado conus. "Ele parece um caramujo, com conchas muito bonitas, mas é muito venenoso. Uma das substâncias do veneno dele já está sendo utilizada como remédio para tratar dores e que, no futuro, pode até substituir a morfina em casos de doenças crônicas. Além disso, pesquisas recentes já mostraram outra substância proveniente do veneno do conus que pode se tornar medicamento para combater o diabetes", diz a cientista, ao site da SES-MG.

Segundo a Funed, um dos exemplos mais conhecidos de medicamento produzido a partir de veneno é o captopril. Remédio mais utilizado no tratamento de hipertensão arterial, esse fármaco foi descoberto por meio do veneno da cobra jararaca.

(com assessoria de comunicação da Funed)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade